ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO "BOX" DA EQUIPE BAJA DE GALPÃO UNISC.

LUCAS BAVARESCO MARION, RENATO VIDAL DALBERTO, RODRIGO STRUCK DA ROSA, LETICIA DIESEL, FLAVIO THIER

Resumo


A Equipe "Baja de Galpão UNISC", que é composta por estudantes de engenharia, representa a universidade em uma competição em que é projetado um carro tipo off-road para competir com outras universidades. Durante as competições, ocorriam inúmeros casos de extravio de ferramentas e outros materiais e também havia demora na localização dos mesmos. A técnica que foi empregada teve como objetivo melhorar a organização do ambiente de trabalho e acelerar a localização de ferramentas e componentes mecânicos, que era muito demorado até então, pois os materiais estavam todos misturados, tornando impossível o controle, caso algum material pertencente à equipe desaparecesse do projeto, como ocorreu inúmeras vezes. Sendo assim, foi decidido fazer algumas modificações e implementações. As melhorias que foram feitas permitiram que os materiais fossem localizados rapidamente e aqueles extraviados fossem identificados o mais breve possível, com a confecção do painel de ferramentas, do quadro de avisos, do armário com fixação na parede, da construção de uma estante e também a criação de check list para controle. O painel de ferramentas foi colocado para ter maior acessibilidade às chaves, martelos, alicates entre outros, marcando os seus respectivos lugares por tamanho com demarcação em volta das ferramentas para se ter um controle visual rápido sobre estas. Agora há a possibilidade de saber se alguma ferramenta desaparece, permitindo fazer a conferência das mesmas através do check list. A cada competição, testes ou eventos externos, este é aplicado antes e depois do ocorrido, para saber se todas as ferramentas e materiais levados não foram esquecidos ou extraviados. O quadro de aviso foi implantado para que os mecânicos e projetistas visualizassem quais tarefas já foram realizadas e até mesmo o que deve ser feito no Baja, mas ele não é mais utilizado, pois foi criada uma "ata" virtual para postar as atividades que cada cargo deve fazer durante a semana e também definir o tempo que terá para executar a tarefa, o que se tornou mais eficiente. Os armários são dipostos de modo a que se tenha uma maior organização dos tipos de cera, tintas e outros produtos. As estantes são divididas de modo que se possam organizar melhor os componentes e peças mecânicas inclusive os EPI's. Na caixa e no carro de ferramentas, as chaves extras, martelos, caixas com parafusos, porcas e outros materiais são organizados para que a visualização e o acesso a eles sejam facilitados. Os resultados esperados foram satisfatórios, pois notamos que o ambiente de trabalho ficou mais limpo e muito mais organizado. Os mecânicos conseguem encontrar as ferramentas, peças e materiais com muito mais rapidez e ao mesmo tempo saber se algo foi extraviado ou não foi guardado após o uso por outro integrante da equipe. Pode-se concluir que, com as várias metodologias aplicadas para acabar com os problemas apresentados na equipe, foram alcançados os objetivos desejados. Estas ações garantiram ótimos resultados e podem ser adotadas por qualquer tipo de organização. Para aperfeiçoar o sistema organizacional, recomenda-se que seja utilizado o método de gestão 5S's (Cinco Sensos) para garantir resultados melhores aos apresentados atualmente.


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