GERENCIAMENTO DE MARKETING DO PROJETO DE UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA RADIOCONTROLADA

KAROLINE BARBOSA DOS SANTOS, KAROLINE DOS SANTOS, FABRICIO ANTONIO EGERT, JORGE LUIZ RODRIGUES MARQUES

Resumo


A organização de marketing da Equipe Kamikase de Aerodesign, que desenvolve o projeto de uma aeronave não tripulado radiocomandada para competição oficial em São José dos Campos - São Paulo e que é composta por alunos de Engenharia, consiste na elaboração de merchandising, programas de publicidade e propaganda, check in de patrocinadores e design de materiais posteriormente apresentados em mídias e eventos sociais. Tem como objetivo principal criar meios de divulgação nos quais a evolução e a rotina da equipe sejam demonstradas. O responsável pelo cargo deve mostrar aos patrocinadores como seu nome está sendo divulgado pela equipe, divulgar a equipe em eventos, criar os designs das camisas e bandeira oficiais que serão utilizadas, principalmente na competição em São Paulo. Em seguida, são desenvolvidos os adesivos que serão utilizados na aeronave, assim como manuais de treinamento, atualizando o canal de vídeos da equipe no You Tube, as páginas nas redes sociais (Facebook, blogger). Para o desenvolvimento de banners, camisas e bandeira é utilizado o software CorelDRAW x6 Graphics, o que facilita o desenvolvimento das criações de designers. As informações são todas reunidas, e cria-se um manual para cada tipo de processo que em seguida é armazenado nos arquivos da equipe (via EAD) para que no futuro, quando alguma pessoa precisar de uma informação, tenha como ir até este arquivo e tirar suas dúvidas. Este mesmo manual é atualizado anualmente. Vídeos feitos em testes de voos, eventos, oficinas ou outros que possam acrescentar aos trabalhos realizados pela equipe são editados utilizando o software Sony Vegas Pro e em seguida são inseridos no canal do You Tube da equipe. Durante o ano são organizadas quais são as tarefas que o gerente de marketing deve concluir antes da competição e após a competição, assim mostrando os resultados obtidos principalmente durante a competição AeroDesign realizada pela SAE Brasil - Society of Automotive Engineers (Sociedade de Engenheiros Automotivos). Assim, o Gerente de Marketing tem como principal função demonstrar todo o rendimento da equipe tanto para a Universidade (Viva UNISC, Iniciação científica), como para os nossos patrocinadores e provar para os mesmos como os seus ''nomes'' estão sendo representados pela equipe, criando um vínculo com o patrocinador para que ele continue a patrocinar a equipe. A importância deste cargo torna-se essencial para abrir novos caminhos, obter conhecimento, expandir possibilidades e aprender a lidar com regras e datas. Dessa forma, é possível colaborar com o crescimento da equipe, adquirir aprendizado e experiências e principalmente aprender a trabalhar em grupo e colaborar com uma equipe, o que torna a equipe um pouco mais preparada para o mercado de trabalho.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.