INSTRUÇÃO À POPULAÇÃO QUANTO AO USO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: PROJETO DE INTERVENÇÃO IDEALIZADO NO VER-SUS DE 2014
Resumo
Introdução: Este resumo apresenta um projeto de intervenção realizado pelas acadêmicas do Curso de Medicina da UNISC que participaram do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), Verão de 2014, realizado por estudantes de diversos cursos direcionados ou não à área da saúde. O VER-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com Associação Brasileira da Rede Unida, o Conass, o Conasems, a UNE, a Fiocruz e a UFRGS, para habilitar a formação de profissionais de saúde que almejam trabalhar ou aprimorar suas experiências no SUS. O projeto de Extensão possibilita ao acadêmico uma aproximação com os Serviços de Saúde locais240e permite uma produtiva troca de experiências com os gestores, profissionais, pesquisadores, acadêmicos e usuários. Ao conhecer o Sistema de Saúde, durante a Vivência, as estudantes perceberam que há falhas nos Serviços e que, muitas vezes, o grande percalço é a informação desqualificada ou insuficiente, o que prejudica o atendimento humanizado aos usuários e dificulta o acesso aos Serviços. Por isso, as acadêmicas do curso de Medicina resolveram, a partir da proposta feita aos Versusianos: realizar um projeto de intervenção, visando instruir a População de Santa Cruz do Sul quanto ao uso dos Serviços de Saúde: ESF, Cemai e Pronto-Atendimento, elaborando banners contendo fluxo de atendimentos, uma intervenção sustentável e permanente, visando ao auxílio na instrução dos usuários em relação à utilização adequada dos locais de atendimento à saúde. Objetivo: Auxiliar na orientação de usuários dos serviços de saúde do município de Santa Cruz do Sul a respeito da utilização de alguns serviços oferecidos em diferentes níveis de atendimento e que usualmente possuem maior demanda ou circulação de pessoas, além de esclarecer e informar aos cidadãos sobre as atividades rotineiras desenvolvidas pelos seguintes serviços: ESF, Cemai e Pronto-Atendimento. Metodologia: Estudo exploratório observacional realizado após a vivência do VER-SUS 2014, a partir de demandas observadas durante a vivência e construção de material educativo em saúde. Após revisão da literatura sobre o tema confeccionaram-se banners instrucionais que serão afixados nas salas de espera desses locais, contribuindo para a orien
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