PROGRAMA DE BOLSAS DE ENSINO: UMA VIVÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

JULIA GOETTERT, LENI DIAS WEIGELT, LENI DIAS WEIGELT

Resumo


O Programa de Bolsas de Ensino, no qual a disciplina de Gerenciamento de Enfermagem nos Serviços de Saúde I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul, foi contemplada, visa proporcionar ao aluno bolsista o contato com a sistematização pedagógica da disciplina e sua operacionalização através da pesquisa bibliográfica, confecção de material didático e de organização e planejamento da disciplina. Como bolsista foi possível adquirir conhecimentos sobre Gerenciamento e Interdisciplinaridade nos serviços de saúde, contribuir nas discussões das temáticas contempladas nesta disciplina e na atualização de informações e conteúdos. Esta disciplina da grade curricular do 8ª semestre do Curso de Graduação em Enfermagem é baseada em conceitos clássicos e atuais, constantemente renovados, divididos em cinco grandes eixos, sendo estes: gestão, gerência e a enfermagem, estrutura dos serviços de saúde e a cultura organizacional, modelos de atenção à saúde, dimensionamento de pessoal e a gestão do trabalho em enfermagem, gestão de materiais, custos e a segurança do paciente.240 O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência, como bolsista desta disciplina, no período do primeiro semestre do ano de 2014, compreendendo os meses de março a julho do presente ano. Ao longo do período de atividades, participou-se de encontros realizados semanalmente, às segundas-feiras, com 4 horas/aula e a participação dos alunos matriculados. A fim de conduzir a metodologia proposta foram realizadas reuniões com o bolsista e a professora da disciplina para discussão de atividades e conteúdos para os encontros presenciais. Diante disso, os principais resultados envolvem o bolsista, a professora e os alunos, facilitando os conhecimentos de Gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, através de uma visão crítica e reflexiva, no planejamento em implementação de ações, com ênfase no processo comunicativo, nas relações interpessoais e na resolutividade no âmbito de atuação do enfermeiro. Portanto, a contribuição de bolsista é muito importante, na seleção de material bibliográfico que facilita a relação teórico-prática e a aquisição de habilidades gerenciais, assim como a relação ensino/aprendizagem com os demais colegas. Para o aluno, essa experiência de bolsista traz benefícios para sua vida acadêmica e profissional, uma vez que envolve teoria e prática, relação interinstitucional entre academia e serviços de saúde, ampliando seus conhecimentos e aprendizado.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.