PROJETO CESTINHA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

GILMAR FERNANDO WEIS, CARINE MUNIZ

Resumo


Introdução: O basquetebol é um esporte coletivo que tem como característica básica o confronto entre duas equipes, que se movimentam com o objetivo de vencer, alternando situações de ataque e defesa. No presente estudo, a atenção será apenas nos aspectos ofensivos, no sentido de que, para dominar os princípios ofensivos de ataque, faz-se necessário que os alunos/jogadores dominem os fundamentos de jogo para participar com relativo sucesso de uma partida, tais como o passe de peito, o arremesso, o drible e a bandeja. Objetivo: Relatar a experiência de estágio realizado no Projeto Cestinha, uma intervenção com objetivo de melhorar a execução técnica dos fundamentos básicos de ataque no basquetebol: arremesso de bandeja, passe de peito, drible alto e lance livre. Metodologia: Participaram da intervenção, 10 alunos que fazem parte da categoria federada sub-13, sexo masculino, do Projeto Cestinha. Foram aplicados os testes para avaliar a execução de cada fundamento. O treinamento dos alunos/jogadores foi realizado nos meses de abril e maio de 2014, duas sessões de 1h30min por semana, através do método técnico/recreativo, observando e corrigindo, quando necessário, a execução dos fundamentos básicos. Resultados: No pré-teste o fundamento do arremesso de bandeja, pelo lado direito, a 240pontuação média foi 8.3, enquanto no pós-teste a média foi de 9.7. O mesmo fundamento realizado pelo lado esquerdo no pré-teste aparece com média de 7.7 e, no pós-teste, 8.6. É possível observar que os melhores resultados aparecem na bandeja pelo lado direito e, provavelmente são em função de que todos os alunos/jogadores são destros. No fundamento de passe de peito, no pré-teste os alunos/jogadores apresentaram média de 24.3 pontos, e após a intervenção, a pontuação média atingida foi de 25.9 pontos, sendo a pontuação máxima possível do teste 30 pontos. Quanto aos fundamentos de drible alto e lance livre, não houve melhoras relevantes no que diz respeito às médias. No lance livre, a pontuação obtida no pré e pós-teste foi de 14 e 14.2, respectivamente, e a pontuação máxima do teste é de 20 pontos. E no teste do drible alto, o tempo de execução no pré e pós-teste foi de 722455 e 722450, respectivamente. Conclusão: Percebeu-se, através da comparação dos dados obtidos no pré-teste e no pós-teste, uma mudança positiva nos fundamentos avaliados. Na execução do arremesso de bandeja os atletas apresentaram melhora significativa quando realizada com a mão direita, já quando realizado com a mão esquerda apresentaram pouca melhora. No fundamento de passe de peito apresentaram melhora na média geral. E nos fundamentos de drible alto e lance livre mantiveram valores próximos no pré e pós-teste. De forma geral, o programa de treinamento técnico/recreativo em basquetebol melhorou a execução dos fundamentos avaliados. Considerou-se a experiência positiva, uma vez que proporcionou a oportunidade de aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática no basquetebol.240


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