A ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) NA MELHORA DA DOR E FUNCIONALIDADE EM PATOLOGIAS AGUDAS OU CRÔNICAS TRATADAS PELA FISIOTERAPIA.

GABRIELA LASCH DA SILVA, MURILO REZENDE OLIVEIRA, TIELES HARTHMANN DA SILVA, VIVIAN DA PAIXAO TOLEDO, LUCIANA CEZIMBRA WEIS

Resumo


Introdução: A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) consiste na aplicação de eletrodos sobre a pele intacta com o objetivo de estimular as fibras nervosas alfa mielinizadas de condução rápida. Essa modalidade pode ser dividida em TENS convencional, acupuntura, breve intenso e burst. Utilizada no tratamento de processos dolorosos e readequações sensitivas de quadros clínicos agudos, subagudos ou crônicos. Tem efeito estimulante na liberação de endorfinas pelo sistema nervoso junto à hipófise, pela teoria da comporta de dor. Agindo no relaxamento sensitivo-motor dos pacientes a ela submetidos (AGNE, 2013). Empregada em patologias encontradas na prática clínica dos profissionais fisioterapeutas como a fibromialgia, artroses articulares de segmentos da coluna vertebral e membros superiores e/ou inferiores, bem como nas disfunções temporo-mandibulares, quer seja nas suas fases patológicas agudas, subagudas ou crônicas. Objetivos: Analisar a eficácia da estimulação elétrica nervosa transcutânea -TENS em pacientes com patologias agudas ou crônicas tratadas na prática clínica da fisioterapia. Metododlogia: Para a realização deste estudo foram consultadas as bases de dados PubMed, SciELO, Lilacs,240Google Acadêmico e ainda240pesquisa manual240 em livros, com as seguintes palavras-chave: eletroterapia, estimulação elétrica nervosa transcutânea-TENS, fibromialgia, artrose, bem como distúrbios temporo-mandibular 226 DTM, no período de junho a julho de 2014. Como critério de inclusão, optou-se pela busca de estudos publicados entre 2004 e 2014, em Língua Portuguesa. Foram excluídas as pesquisas que não contemplaram a metodologia proposta ou que não240possuiam detalhamentos metodológicos descritivos em todas suas etapas de coleta. Resultados: Foram encontrados 3 artigos, conforme os critérios metodológicos, em que na fibromialgia, o TENS demonstra gerar alívio dos sintomas de dor e na qualidade das atividades cotidianas e diárias. Nos processos de artrose da coluna vertebral tem bons resultados na melhora de dor, amplitude de movimento e na qualidade de vida. Já em disfunções temporo-mandibulares bilaterais tem eficácia na melhora da dor e na qualidade de execução do hábito de mastigação com diferentes texturas alimentares. Conclusões: A estimulação elétrica nervosa transcutânea-TENS é um recurso físico, em baixa frequência, que proporciona bons resultados no alívio da dor e na melhora sensitiva e funcional dos pacientes, sendo eficaz na melhora de dor em fases agudas ou crônicas de patologias tratadas na prática clínica em fisioterapia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.