ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECENDO O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

BETANIA ALVES DE ARAUJO, JESSICA BARROS DOS SANTOS, TANIA BERNHARD

Resumo


A relação teoria e prática em Ciências da Natureza busca a compreensão e o entendimento de conteúdos, de forma que possibilite ao aluno apropriar-se do conhecimento abordado, estabelecer relações e reconstruí-lo para então elaborar o conceito. O uso do Laboratório de Ciências, enquanto recurso para a aprendizagem destes conceitos, quando inseridos desde o início da vida escolar é de extrema importância, uma vez que instigados a gostar da experimentação, futuramente, serão alunos motivados a buscar pelo novo, a buscar pelo conhecimento. O aluno deve ser instigado a gostar de aprender e a se interessar pelo o que está sendo aprendido, a interagir com a realidade e com os colegas. Assim deve trabalhar o professor, visando a participação ativa do aluno na construção do próprio aprendizado, mediante o uso de estratégias como a experimentação e a pesquisa, dentre outras atividades. Embasados por este olhar, foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, município de Santa Cruz do Sul/RS, durante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Santa Cruz do Sul - PIBID-UNISC, a apresentação e o uso do Laboratório de Ciências/Biologia como sala de aula para alunos de 1º ao 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, atividades práticas adequadas à faixa etária, com o intuito de tornar o ensino de Ciências atrativo e instigador para esses educandos. No primeiro momento, ainda em sala de aula, os alunos foram questionados sobre o que iriam encontrar no laboratório. As concepções prévias dos alunos descreviam um cenário onde se faz 223experiências curiosas224, onde 37,5% dos alunos afirmavam que encontrariam 223coisas coloridas224; 31,2% 223poções mágicas224; 21,9% 223ratinhos em gaiolas224; 9,4% outras respostas. Em seguida foram conduzidos ao laboratório para a apresentação das diferentes áreas do conhecimento envolvidas nas Ciências da Natureza e discussão sobre suas concepções prévias. Em um segundo momento, foram realizadas as atividades: 223Massinha de Modelar Caseira224 com as turmas do 1º, 2º e 3º anos, 223Cores que Dançam224 com turmas de 1° e 2º anos e 223Lava de Vulcão224 com a turma de 3º ano. Após o término de cada atividade, discutiam-se questões relativas ao procedimento, buscando desenvolver uma série de competências relacionadas com os procedimentos de investigação da ciência. Ao término das atividades, os alunos tornaram a responder o questionário inicialmente aplicado, obtendo-se os seguintes dados: 43,8% encontrariam 223experiências224; 28,1% 223microscópios224; 15,6% 223animais em vidros224 e 12,5% outras respostas. Comparando os questionários pré e pós atividades práticas, conclui-se que o uso de laboratórios de Ciências/Biologia, quando utilizado não apenas como recurso para desenvolvimento de experimentos que seguem modelos de 223receitas culinárias224 e sim para desenvolvimento de capacidades e habilidades que despertem no aluno a curiosidade pela Ciência e o estabelecimento de relações com fatos do cotidiano, contribuem para a alfabetização científica do aluno. Trata-se de ensinar para a investigação, de forma contextualizada e coerente com os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e a prender a ser.


240


Apontamentos

  • Não há apontamentos.