A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO AMBIENTE EMPRESARIAL ODONTOLÓGICO

IGOR FACCO ESPIG, CAMILA BORGES FIALHO, MARTINA GONCALVES PIOVESAN, RAFAEL TREVIZAN MISTURA

Resumo


Introdução: O ambiente empresarial está altamente competitivo e em alguns setores, até mesmo saturado. Não obstante, este contexto ocorre em clínicas e consultórios odontológicos. Em contrapartida, evidencia-se uma alta taxa de mortalidade desses negócios, por inúmeras razões como: falta de planejamento, foco, indefinição de quem será o cliente, fornecedor, entre outros. Para a abertura de um negócio, é necessário um conjunto de fatores que irão auxiliar para que este seja viável e obtenha sucesso, dentre estes está a capacidade de identificar novas oportunidades ou mercados que não estão sendo atendidos plenamente. 240240240240240240240240240 O marketing hoje é uma ferramenta fundamental para cirurgiões-dentistas manterem-se no competitivo ambiente empresarial. Objetivos: O objetivo do trabalho é relatar a importância do marketing odontológico, a fim de criar estratégias para o futuro cirurgião dentista entrar no ambiente empresarial. Metodologia: A Odontologia no Brasil tem provado ser de excelência, principalmente no quesito qualidade. Também está muito bem representada por docentes com uma qualidade profissional, didática e científica, reconhecida em todos os países desenvolvidos do mundo. Essa formação acadêmica possibilita ao profissional oferecer aos seus pacientes o que há de mais atualizado em manutenção e reabilitação da saúde, com as últimas novidades em materiais e tecnologias existentes, por conseguinte a demonstração da 240satisfação da sociedade onde exerce na área. O marketing é um conjunto de ações propostas para o desenvolvimento, lançamento e sustentação de um produto o mercado consumidor (VIOLA, OLIVEIRA e DOTTA, 2011). No que diz respeito à Odontologia, o objetivo é transformar dificuldade em oportunidade, atrair e manter os pacientes. Barbosa, et al. (2009) salienta a importância da motivação do trabalho em equipe, pois os funcionários também fazem parte da imagem do consultório. Zuchini, et al. (2011) comparou em sua pesquisa o conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre o marketing odontológico em associação ao perfil profissional e concluiu que profissionais autônomos usufruem mais das estratégias de marketing comparados aos a autônomos que têm algum vínculo público. Resultados: As estratégias de marketing em Odontologia são inúmeras e, desde que trabalhadas com ética, podem aprimorar o vínculo profissional e paciente de forma simples e eficaz, e assim garantir o sucesso profissional. Conclusão: O marketing odontológico proporciona ao cirurgião dentista fidelidade e atrai os pacientes, sendo uma alternativa para a concorrência do mercado. Entretanto, deve-se estar ciente do código de ética que regulamenta essa prática, bem como instruir sua equipe para evitar conflito com órgãos estaduais e federais que norteiam a Odontologia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.