CONTEXTUALIZANDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ANO DE 2013

CAMILA HERTZ FLORES, CLAUDIA REGINA DA SILVA CARDOSO, GUSTAVO JUNGBLUT KNIPHOFF, CLAUDIA SCHUH, LUCIANA CEZIMBRA WEIS, RAFAEL KNIPHOFF DA SILVA , EUNICE MARIA VICCARI, ANGELA CRISTINA FERREIRA DA SILVA

Resumo


Introdução: A extensão universitária realizada através do Serviço de Reabilitação Física de Nível Intermediário-SRFis da UNISC evidencia o alcance de direitos sociais à população que deles necessitam. Nos últimos cinco anos, esse Serviço concretiza ações extensionistas de atenção à saúde e de formação universitária de modo atrelado à garantia dos direitos sociais. No SRFis, a centralidade240 das ações de acesso240 aos direitos sociais às pessoas com deficiência perpassam a atenção à saúde, o que implica perseguir a equidade para a inclusão social. O público alvo, na atenção, são pessoas com deficiências motora e amputadas, podendo ou não ter associado outras categorias. Na formação, são estudantes de cursos de graduação, seja com bolsa de financiamento externa ou voluntária. Objetivos: Melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência; fomentar uma formação acadêmica profissional orientada pela integralidade da saúde e potencializar a articulação ensino-serviço-comunidade. Metodologia: Sustenta-se em dois eixos: a formação que instiga os acadêmicos a buscarem o compartilhamento das ações através de reuniões de equipes, reuniões gerenciais gerais, orientações acadêmicas, pesquisas e participação em eventos e à atenção aos usuários com atendimentos individuais e coletivos na linha do cuidado às pessoas com deficiência, planejando, organizando e executando ações de extensão. Estas por sua vez, subdividem-se em dois grupos: as que permeiam as várias profissões240 (primeiro acolhimento, avaliações para indicação das órteses, próteses e meios de locomoção, interconsultas, atendimento na sala de espera, grupo de usuários, familiares/cuidadores, encaminhamentos aos serviços de referência e contra referência, momentos de confraternização) e as particularidades profissionais (atendimentos individuais e grupais a usuários, 240familiares/cuidadores ou encaminhamento para psicoterapia; atendimento fisioterapêutico, consulta e acompanhamento de enfermagem; esclarecimentos e orientações sobre os direitos sociais e articulações com serviços sócio assistenciais; adaptações funcionais para atividades de vida diária e atendimentos de fonoaudiologia. Resultados: No eixo atenção à saúde, em 2013 foram realizadas 12.034 ações incluindo concessão de órteses, próteses e reabilitação de usuários, avaliações com pareceres da equipe240 para tratamento fora do domicílio, bem como avaliações judiciais. Ressalta-se que a média de atendimento mês foi de 50 novos usuários. Os dispositivos240 mais concedidos foram 431cadeiras de rodas, de banho ou não para adultos e crianças, além de 240da distribuição de cadeiras motorizadas alcançando 14 pessoas. No eixo formação foram realizadas 68 reuniões assim distribuídas: 10 reuniões gerais de equipe e 58 orientações por curso. Ainda houve participação em 13 eventos e 01 Trabalho de Curso. Considerações finais: Ohistórico de um ano de trabalho evidencia o quanto esse Serviço contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência e, igualmente potencializa o processo formativo estudantil. Tanto o processo de atenção quanto da formação, marcam fortemente os princípios da UNISC com a comunidade e para a comunidade, 240compromisso de uma formação solidária, ética, humanista e de qualidade nas questões técnico-científico240 e operacionais240 do Sistema Único de Saúde 226 SUS.240


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