AÇÕES INTERDISCIPLINARES E A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NOS CUIDADOS EM SAÚDE
Resumo
Introdução: O projeto de extensão 223Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde no Bairro Santo Antônio, em Lajeado- RS224 (PI) traz uma proposta interdisciplinar que visa à formação diferenciada dos estudantes e procura enfatizar a integralidade da atenção em saúde. Para tanto, busca um trabalho conjunto entre docentes, acadêmicos, profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Santo Antônio e os usuários da rede. Objetivo: O PI teve seu início em 2009, com o intuito de não somente atender à regulamentação do Ministério da Educação (MEC), referente à modificação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação na área da Saúde, que visam à interdisciplinaridade, mas também se propõe a ir ao encontro dos ideais do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas à atenção integral à saúde do sujeito. Busca a integração ensino-serviço-comunidade, possibilitando o estudo e aprimoramento de experiências vivenciadas através da prática multidisciplinar de trabalho e interdisciplinar de cuidado. Metodologia: As equipes multiprofissionais que atuam no projeto são formadas por alunos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Nutrição e Psicologia, mediante supervisão docente, havendo troca de experiências e conhecimento. As ações de cuidados em saúde, que são desenvolvidas através de visitas domiciliares semanais às famílias atendidas, buscam aprimorar o conhecimento teórico com as vivências práticas das ações realizadas e aproximar comunidade acadêmica e comunidade local, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população atendida. Uma das atividades desenvolvidas no Projeto são as tutorias, que promovem discussões entre professores e alunos voluntários, oportunizando o esclarecimento de dúvidas, questionamentos e reflexões acerca das práticas realizadas, possibilitando a criação de novas estratégias de cuidados em saúde para as famílias atendidas. Resultados: Observa-se que os alunos/voluntários que participam do PI denotam maior habilidade para as intervenções em equipe e para a compreensão ampliada das situações-problema vivenciadas pelas pessoas, além de desenvolverem uma visão interdisciplinar na análise dos processos saúde-doença. Da mesma forma, as famílias atendidas também demonstram melhora nas relações entre si e com as equipes, as pessoas atendidas desenvolvem mais autonomia no cotidiano e mostram capacidade de construir vínculos afetivos que favorecem a melhora das suas condições de saúde como um todo. Atualmente o Projeto atende 13 famílias do bairro. Desde sua criação, em 2009, o PI já contou com a participação de mais de 300 alunos voluntários, prestando 240em torno de quatro mil atendimentos diretos à população. Conclusão: Trabalhar segundo as diretrizes do SUS ainda constitui grande desafio para profissionais e para formadores em saúde. Assim, as instituições de ensino necessitam criar situações para que acadêmicos desenvolvam competências para fazer o reconhecimento, a análise e a intervenção, respondendo de forma adequada às necessidades de saúde em suas diversas dimensões e dos sujeitos envolvidos, de uma forma integral.
Palavras-chave: Equipesmultiprofissionais; Ações interdisciplinares; Cuidado integral.
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