RELATO DAS VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS BOLSISTAS NUM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

ANA PAULA CHITOLINA PRADEBON , CAMILA CAROLINE DOS SANTOS, CAROLINE LUCIA STULP, LEONARDO RAFAEL CORTES DA ROSA, RENITA BALDO DE MORAES, FABIANA ASSMANN POLL

Resumo


Introdução: O Projeto de Extensão 223Atenção à Criança e ao Adolescente224 (PACA) tem como objetivo essencial desenvolver ações multiprofissionais e interdisciplinares de atenção e promoção à saúde de crianças e adolescentes. Estão envolvidos os cursos de enfermagem, educação física, nutrição e odontologia da UNISC. Através do projeto, são desenvolvidas atividades educativas e de promoção de saúde na maternidade e pediatria dos hospitais Santa Cruz (HSC) e São Sebastião Mártir; atividades de higiene bucal supervisionada em escola de educação infantil; profilaxia odontológica profissional na Clínica de Odontologia da UNISC; atividades educativas com gestantes, crianças e seus responsáveis, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Glória-Imigrante em Santa Cruz do Sul. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar as vivências dos acadêmicos bolsistas e suas experiências nos locais de atuação. Metodologia: Trata-se do relato das vivências e experiências dos bolsistas junto às atividades desenvolvidas nos locais de atuação do projeto. São elas: atividades de recreação, educação e orientações em saúde aos pais, crianças e adolescentes; comemoração de datas festivas na pediatria do HSC; atividades lúdicas-recreativas que conciliam brincadeiras, dinâmicas e terapia através de atividades adaptadas às limitações impostas pela internação; atividades lúdicas como leitura de histórias educativas que visam orientar na promoção da saúde; orientações quanto à higiene oral e promoção da saúde bucal nas escolas e Estratégia de Saúde da Família (ESF); entre várias outras. Resultados: Ao realizar atividades junto ao público alvo do projeto, sejam estas lúdicas, informativas e/ou educativas, podemos perceber quão grande é o interesse dos pacientes envolvidos e também sua gratidão. Estes momentos de aprendizado e recreação fazem com que aquele momento pelo qual estão enfrentando, se torne algo bom, uma experiência agradável e que eles irão lembrar. Junto a isso, se faz importante relatar o crescimento e aprendizado dos bolsistas durante sua trajetória no projeto para sua área de formação, nas relações interpessoais e na resolução de problemas. Existe uma troca de conhecimentos e experiências entre os usuários, bolsistas, professores e demais profissionais envolvidos. Conclusões: Concluímos que, o trabalho na extensão universitária é muito enriquecedor, tanto para quem se beneficia das atividades, quanto para quem organiza e executa-as. A atenção é voltada para a promoção em saúde e qualidade de vida, promovendo o bem estar e possibilitando o aprendizado técnico-científico e humano. Além disso, proporciona aos bolsistas um trabalho com um grupo multidisciplinar e interdisciplinar, a troca de conhecimento e experiências com todas as pessoas envolvidas no projeto são marcantes na construção da futura vida profissional e pessoal. Além disso, proporciona aos bolsistas um trabalho com um grupo multidisciplinar e interdisciplinar, a troca de conhecimento e experiências com todas as pessoas envolvidas no projeto são marcantes na construção da futura vida profissional e pessoal. As vivências nos remetem a satisfação de quem está sendo atendido, da gratidão pela atenção dada, o sorriso que é simples e verdadeiro; e isso é o que nos enriquece e impulsiona a ser um bolsista de extensão, ter satisfação em fazer o bem ao próximo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.