PROJETO RUMOS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES DE COMUNICAÇÃO

LUIZA STAEVIE MACHADO, TANIA BERNHARD, CASSIA ANDRADA DE PAULA

Resumo


Introdução: O projeto de extensão Rumos para Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho, desenvolvido pelo Programa UNISC-Escola, da Universidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com os Cursos de Graduação e Setores da Instituição, iniciou suas atividades em abril, com continuidade até dezembro de 2014. O Projeto busca a instrumentalização dos alunos para o ingresso no ensino superior e a integração ao mercado de trabalho, e seu objetivo geral é criar estratégias de aproximação e interação com as escolas de ensino médio da rede pública,do município de Santa Cruz do Sul/RS, a fim de promover o acesso dos alunos ao ensino superior, cursado através da concessão de bolsas de estudo. Os objetivos específicos são planejar oficinas pedagógicas para potencializar o processo de aprendizagem dos alunos, de acordo com as principais necessidades expressadas pelos mesmos; planejar oficinas com os estudantes, a fim de apresentar as diferentes áreas de conhecimento, construindo um processo de interação entre os estudantes e docentes da Universidade e os alunos do Ensino Médio. O projeto conta com bolsistas dos Cursos de Relações Públicas, Psicologia, Ciências Biológicas e Serviço Social. As atividades da bolsista de Comunicação Social 226 Relações Públicas consistem, basicamente, na criação de identidade visual do Projeto, produção e envio de releases e acompanhamento das ações realizadas. Inicialmente, foi feita análise de todas as ações de comunicação que já eram praticadas. Em seguida, a acadêmica criou e implantou novas ferramentas, para serem utilizadas durante as Oficinas nas Escolas e em eventos, tanto na Universidade, quanto externamente. Dentre as peças desenvolvidas, podemos citar: flyer de apresentação do Projeto, com linguagem e informações direcionadas a todos que queiram conhecer o trabalho realizado, seu foco de atuação, abrangência e parceiros. Outros materiais implantados, esses voltados especificamente aos alunos de ensino médio das Escolas atendidas, são: banners de divulgação das datas e horários das oficinas, cartazes com todos os Cursos oferecidos pela universidade e cheque simbólico, que será entregue aos alunos de terceiro ano e isentará a inscrição para o vestibular, se apresentado no dia do evento VIVA UNISC. Entendemos que a comunicação, quando bem gerida, facilita os processos e agrega resultados positivos. Temos ciência de que a mensagem levada aos jovens pelo Projeto Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho é de suma importância, porém, nem sempre desperta o interesse 226 pelas condições em que vivem e por não terem perspectivas de ingressarem em uma universidade. Dessa forma, é papel da comunicação, fazer com que a informação seja entendida e, mais do que isso, atrativa aos alunos.


Palavras-chave: comunicação, identidade, informação.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.