JOGO INFORMATIVO NA REABILITAÇÃO DE UMA PACIENTE AMPUTADA: UM ESTUDO PILOTO

CAMILA HERTZ FLORES, JOAO KESSLER, VANESSA DE MELLO KONZEN, RAFAEL KNIPHOFF DA SILVA, ANGELA CRISTINA FERREIRA DA SILVA

Resumo


Introdução: Define-se o termo amputação como sendo a retirada, geralmente cirúrgica, total ou parcial de um membro, seja inferior ou superior. A causa pode estar relacionada aos traumas (acidentes e incidentes diversos, choque elétrico), por alguma patologia (diabetes a mais comum), vascular (arteriosclerose), congênita e outras. Para os pacientes menos esclarecidos, o termo 223amputação224 está relacionado com terror, derrota e mutilação, fazendo de forma implícita, uma analogia com a incapacidade e a dependência. Com a intenção de inovar e buscar novas ferramentas de vanguarda no que diz respeito à saúde em todos os seus níveis de atenção e cuidado (promoção, prevenção e reabilitação), além do acesso dos usuários às informações referentes240à condição de amputado, o 240Serviço de Reabilitação Física-SRFis/UNISC está propondo um jogo informativo. Esta proposta vem em mídia DVD apresentada na sala de espera para que possa contribuir com as informações, auxiliando os amputados quanto240à sua condição física-funcional e aspectos relacionados à independência e autonomia. 240Objetivo: Verificar a aplicabilidade e o entendimento sobre as ordens do jogo em mídia DVD na sala de espera do SRFis. 240Metodologia: Estudo piloto de caráter observacional, descritivo a partir de um teste experimental. A proposta interativa através de um jogo em mídia DVD versa sobre informações e orientações a respeito da amputação e seus entornos. Participante amputado sem alteração cognitiva de forma aleatória. Para realização da atividade os acadêmicos do curso de Fisioterapia, de posse de um notebook, disponibilizaram o software em DVD projetado em tela. A partir dessa projeção, o participante acessava os links e as informações expostas no jogo explorando-o de maneira livre, sem qualquer tipo de intervenção por parte dos acadêmicos ou da equipe. Após ter jogado, o usuário respondeu a um questionário qualitativo avaliando o formato, a organização e o conteúdo do jogo. Resultados: Paciente sexo feminino, 41 anos, amputada transfemural. Ao final do teste relata que a atividade foi interativa e de fácil entendimento. As orientações são claras e240não encontrou dificuldade de acessar os links e executar as tarefas enunciadas.240 Conforme relato 223gostaria de tê-lo em casa224 e 223achei interessante jogar, me diverti224. Conclusão: O software cumpriu com seu propósito de informar, orientar, sobre as técnicas, os manuseios fisioterapêuticos e cuidado com a saúde quanto ao processo de amputação, de reabilitação e de protetização, vislumbrando a inclusão social da pessoa amputada. Esta proposta poderá ser implantada no SRFis, a fim de proporcionar uma maneira mais interativa e ao mesmo tempo integrativa entre os usuários, a equipe e os estudantes do Curso de Fisioterapia que aguardam na sala de espera do Serviço de Reabilitação Física.


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