JOGOS MUNICIPAIS DE INCLUSÃO: UMA PROPOSTA DO PET-SAÚDE PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Resumo
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde/PET Saúde tem como objetivo qualificar a formação profissional dos acadêmicos, através da integração ensino-serviço-comunidade. Com base em seus princípios de inserir o acadêmico na rede municipal de saúde, desenvolvem-se ações junto ao Centro de Atenção Psicossocial/CAPS II de Santa Cruz do Sul-SCS. Neste local o projeto, através da atividade física, propõe a oferta de práticas integrativas e de comunicação no trabalho com pessoas com transtornos mentais de forma a acolhê-las e lhes proporcionar uma convivência inclusiva. Em contato com o Poder Público Municipal a equipe propôs reeditar os Jogos de Inclusão, ocorrido em 2007. Com aceno positivo estabeleceram226se as parcerias com a Secretaria de Esportes à frente do evento. Esta iniciativa teve a aderência significativa de 340 pessoas (profissionais de diferentes áreas tanto serviços públicos como privados, usuários e/ou escolares do município de SCS) que participaram ativamente desse evento. Os integrantes petianos (preceptora e bolsistas) se envolveram nesta proposta e propuseram uma avaliação do evento, a qual é fio condutor desta escrita. Objetivos: 1 )Integrar ativamente a Comissão Organizadora dos jogos, planejando atividades recreativas/desportivas a serem realizadas durante o evento; 2) Promover a aproximação entre acadêmicos do Curso de Educação Física, da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC e ações inclusivas de promoção da saúde; 3) Realizar a avaliação final do evento junto aos participantes. Metodologia: Utilizou-se a descritivo-exploratória, realizada através de observação direta e consulta às atas das reuniões da comissão organizadora. Para a verificação da percepção dos participantes, foi elaborado um instrumento de avaliação contemplando aspectos sobre organização, interação social, participação, entre outros, aplicado de forma aleatória ao final do evento. Resultados: 46 participantes dos Jogos Municipais de Inclusão responderam o questionário; destes, 19 do sexo feminino e 27 do sexo masculino. Houve uma significativa aproximação entre o Curso de Educação Física com esta proposta, à medida que muitas das atividades recreativas e esportivas ofertadas durante o evento, foram coordenadas pela preceptora e a bolsista do PET-Saúde, com o auxílio de 07 acadêmicos voluntários do referido Curso. Quanto às percepções 25 participantes acharam o evento excelente e 21 o classificaram como bom. Entre os motivos mais citados (múltipla escolha) que os levaram a participar do evento: 26 apontaram a diversão; 20 conhecer pessoas; 9 praticar atividade física e 04 competir nas modalidades esportivas apresentadas. Conclusão: a promoção de um evento que contempla a inclusão social através do esporte e da atividade física sugere ser um potencial instrumento de mudanças no meio social e para formação estudantil/profissional. Estas mudanças não são apenas para os sujeitos240para os240quais a prática é planejada, mas também para os que realizam o planejamento, a organização, a execução e o acolhimento desses eventos. Assim, a promoção da saúde, através de eventos integradores e inclusivos, é um instrumento de potencialização da comunicação, da integratividade e de educação permanente em saúde e educação, contribuindo significativamente na redução da desigualdade social para as pessoas com deficiência e sofrimento psíquico.240
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