PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: ARTICULANDO POSSIBILIDADES PARA UM MELHOR ACESSO A SAÚDE BUCAL.
Resumo
Introdução: O Ministério da Saúde possui uma série de atos legais para viabilizar a organização da assistência e da reabilitação para a240população que possui algum tipo de deficiência. São portarias, resoluções e instruções normativas que regulamentam o processo de atenção e cuidado na perspectiva da atenção integral à saúde da pessoa com deficiência. O modelo de assistência nesta lógica é pautado na abordagem multiprofissional e interdisciplinar, com ênfase na promoção da saúde, na reabilitação e na inclusão social. No serviço público do município de Vera Cruz, no interior do Rio Grande do Sul, temos dois serviços que aderem a esta proposta de assistência: o Centro de Atenção Municipal Especializado (C-AME) destinados a crianças e adolescente que necessitam de atendimento na área de saúde mental e o Posto Central que faz atendimento240à adultos com deficiência e240à comunidade. Nestes serviços, está inserido o Programa de Educação pelo Trabalho 226 PET Saúde Redes de Atenção com ênfase em pessoas com deficiência. Um dos trabalhos que vem sendo realizado são as visitas domiciliares. Objetivo: Realizar visitas domiciliares para verificar quais as 240necessidades 240de saúde da pessoa com deficiência, com vistas à 240promoção da saúde. Metodologia: As visitas domiciliares foram realizadas pelas preceptoras e bolsistas do PET-SAÚDE e aconteceram na cidade de Vera Cruz e no seu interior. Inicialmente é realizado acolhimento junto à familia para conhecer e reconhecer suas necessidades de saúde. Observamos também o Centro Odontológico. Resultados. Desde o inicio das atividades do PET-SAÚDE Redes II, em agosto de 2013, foram realizadas visitas domiciliares. Na sua grande maioria a queixa principal das famílias relacionou-se à saúde bucal do familiar com deficiência pelo desconhecimento do local a ser acessado para demandar este serviço. Considerações finais: Ao acompanhar o serviço público, notou-se que os profissionais supriam as demandas que chegavam ali, assim como faziam atendimento aos pacientes com deficiência com certa dificuldade, pois não havia no local profissionais especializados para o atendimento às pessoas com deficiência. 240O C-AME e Posto Central juntamente com as bolsistas do PET, estão articulando possibilidade de encaminhamentos aos serviços que apresentem mais 240recursos a esta parcela da população, neste caso o 240projeto Sorriso Especial na Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC. Neste projeto acontecem palestras iniciais 240com o responsável pela pessoa com deficiência, antes do atendimento, onde algumas instruções preliminares são repassadas e240 contribuem na promoção, prevenção de intercorrências relacionadas240 à240 saúde bucal.240
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