SALA DE ESPERA NUMA PERSPECTIVA MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR NO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA DA UNISC 226 NÍVEL INTERMEDIÁRIO (SRFIS)

ANA JULIA VOGNACH, ANGELA BEATRIZ MARTIM, JOAO KESSLER, JULIANE CRISTINA SODER, EUNICE MARIA VICCARI , MARCUS VINICIUS CASTRO WITCZAK

Resumo


INTRODUÇÂO: O Serviço de Reabilitação Física 226 Nível Intermediário (SRFis), conveniado com240 o SUS, funciona na Clínica de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul e240abrange o atendimento para usuários de 68 municípios das Três Coordenadorias Regionais de Saúde. Este serviço atende pessoas com diferentes deficiências físicas (amputações ou acometimentos neurológicos), além de seus familiares e cuidadores, com o propósito de realizar um serviço multidisciplinar com profissionais e estudantes das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Uma das atividades desse Serviço é a Sala de Espera, que acolhe pacientes que receberão órteses e próteses. OBJETIVO: A Sala de Espera objetiva formar um ambiente de diálogo para a troca de experiências entre os usuários, além de preconizar cuidado humanizado de educação em saúde. METODOLOGIA: No primeiro momento é realizado o acolhimento e a apresentação dos bolsistas, bem como informa-se os pacientes e familiares sobre os240serviços prestados. No segundo momento, são expostos temas específicos de cada área disciplinar, sanando dúvidas dos usuários e dando a oportunidade do diálogo aberto. Os bolsistas da Enfermagem têm como finalidade desenvolver ações educativas, de caráter preventivo e de promoção da saúde, direcionadas às reais necessidades do usuário. É proporcionado a estes pacientes, temáticas como cuidados com a hipertensão arterial sistêmica, medicações, prevenção de úlcera de pressão, alimentação saudável, entre outras. Os bolsistas da Fisioterapia buscam trazer novos conhecimentos para o educar240 do paciente frente às técnicas e manuseios, como explicações sobre enfaixamento, higiene/hidratação, transferência de decúbitos, posturas, marcha correta, sensibilização do coto e aspectos do coxim terminal, favorecendo a sua reabilitação física. Por ser um ambiente dinâmico onde ocorrem fenômenos psíquicos, culturais, singulares e coletivos a inserção da Psicologia foca nos processos grupais e na escuta aos pacientes ali presentes, desde individualmente até encaminhamentos para a rede de saúde de seus municípios. Os bolsistas do Serviço Social dialogam e informam aos participantes sobre direitos sociais e benefícios que estes podem e devem ter acesso, buscando esclarecê-los em relação a estes assuntos para que os alcancem, tendo assim uma melhor qualidade de vida Preconiza-se um espaço produtivo e educativo, bem como a troca de experiências, para a construção de vínculos entre usuários e equipe multiprofissional. RESULTADOS: As pessoas ali presentes sentem-se acolhidas e retornam com informações pertinentes aos seus casos. Devido à interação, nota-se que o tempo passa mais rapidamente, conforme os relatos dos próprios, bem como agradecimentos pela atenção e escuta humanizada disponibilizada a todos. CONCLUSÃO: Diante do exposto, pode-se certificar que a sala de espera é um momento importante para promover a educação em saúde na atenção básica, favorecendo uma melhor qualidade de vida e promoção da saúde destes cidadãos, além de ser um acolhimento produtivo, tornando um serviço mais humanizado. Destaca-se também que a sala de espera é uma oportunidade que contribui muito nas relações e trocas de saber do usuário e para a equipe multiprofissional e interdisciplinar.


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