UM OLHAR SOBRE INSIDE THE FAVELAS

CRISTIANE LINDEMANN, DEBORA PAZ MENEZES

Resumo


O jornalismo em quadrinhos, também conhecido como jornalismo gráfico, é um formato jornalístico que usa imagens sequenciais como linguagem, concomitantemente ao uso de texto. Mesmo sendo pouco trabalhado nas redações de jornais, revistas ou sites, este formato vem ganhando seu espaço na imprensa brasileira e mundial. Referência na área, o livro de Joe Sacco, Palestina, que relata um conflito entre israelenses e palestinos, inspirou o jornalista gaúcho Augusto Paim a produzir a obra Inside the Favelas, objeto de estudo desta pesquisa. Publicada no site holandês Cartoon Moviment, a produção trata da periferia carioca após o processo de pacificação de favelas, em 2010. O principal objetivo do nosso estudo é compreender de que forma foi construída a narrativa da obra em quadrinhos Inside the Favelas, a fim de constatar se a mesma pode ou não ser classificada como reportagem, uma vez que o próprio autor a denomina como tal. Como objetivos específicos, determinamos: analisar a linguagem da narrativa da obra; investigar o processo de produção da narrativa em quadrinhos; mapear os gêneros jornalísticos para compreender em qual deles o objeto empírico se enquadra. Utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; entrevista semiaberta; análise pragmática da narrativa jornalística, proposta por Luiz Gonzaga Motta; e análise de conteúdo. A produção em quadrinhos apresenta, na primeira página, o lide, um recurso típico do jornalismo informativo, utilizado não apenas em notícias, mas também em reportagens, apresenta contextualização, aprofundamento, objetividade, detalhamento, pode ser considerada uma matéria mais extensa, composta por 12 páginas e situa os fatos com outros antecedentes. A partir destas características podemos afirmar que a obra de Paim é, sim, uma reportagem, e que esta se enquadra nos gêneros informativo e interpretativo. O estilo da narrativa se enquadra nos modelos de Fact e Action apontados por Sodré e Ferrari (1986). No primeiro, a reportagem de fatos, os acontecimentos são narrados por ordem de importância, enquanto no segundo, de ação, apresenta um relato mais ou menos movimentado, também começando pelo fato mais importante, mas o essencial é o desenrolar dos acontecimentos, que envolvem o leitor. O jornalismo tem à sua disposição diferentes meios, a partir dos quais pode levar conhecimento ao público, sendo que estes, influenciam de formas distintas na compreensão dos leitores. Deste modo, a obra de Paim pode ser considerada jornalismo, apesar de ganhar o formato de quadrinhos. Além das características textuais, a obra de Paim também faz uso de características visuais essenciais para a narrativa, entendendo que são importantes para a construção de sentido por parte do leitor, palavras e imagens, letramento, balão, legenda, quadro, sangramento, recordatório, sarjeta, entre outros. Os três movimentos classificados por Motta (2007) que interessam para a nossa análise foram identificados na obra. O conflito como elemento estruturador de qualquer narrativa, principalmente da narrativa jornalística, a identificação dos personagens, e as narrativas jornalísticas observadas como jogo de linguagens entre a narrativa realista e a imaginária. Além de cumprirmos os objetivos propostos nesta investigação, foi possível, também, conhecer a história dos quadrinhos, de que forma o jornalismo se apropria deste formato, assim como a função e devida importância de cada elemento que compõe a narrativa quadrinizada.


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