GESTÃO AMBIENTAL EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS: ESTUDO DO POSTO SCHMITZ
Resumo
Os problemas ambientais já se manifestam na vida cotidiana das populações há muito tempo, especialmente como resultado da busca desenfreada pelo crescimento, embasada pelo desenvolvimento tecnológico que facilita a apropriação e transformação dos bens ambientais em meios de produção. Diante de tal situação, é importante que se tomem decisões e ações cooperativas e integradas, para que os sistemas de sustentação da vida mantenham-se íntegros ao longo do tempo, sendo necessários processos de gestão que abarquem a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social Corporativa. Deste modo, frente às pressões formais do Estado e informais da sociedade, as organizações produtivas começam a se adaptar, precisando interagir com o meio ambiente de forma mais responsável, tendo que seguir normas para garantir atributos de crescimento e desenvolvimento. As organizações atuantes no segmento de abastecimento de combustível passam a assumir compromissos com a questão ambiental e responsabilidade social, pois as atividades das mesmas são caracterizadas, segundo as normas, como atividades de alto risco para o meio ambiente. De acordo com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes 226 FECOMBUSTÍVEIS (2011), a preocupação com a questão ambiental tornou-se indispensável na vida do empreendedor de combustíveis, pois existem determinações como a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº273/2000, e também as legislações estaduais, para se evitar multas ou transtornos. Assim sendo, a pesquisa aqui apresentada buscou verificar as medidas de gestão ambiental que devem ser adotadas de acordo com a Legislação Ambiental existente, além de propor ações que possam contribuir para uma transformação na relação entre os postos de abastecimento de combustíveis e os eixos do tripé da sustentabilidade: economia-sociedade-meio ambiente, através do estudo do caso do Posto Schmitz, localizado na cidade de Venâncio Aires 226 RS. Para o desenvolvimento da pesquisa, exploratória e de caráter qualitativo, foram empregadas técnicas de observação e entrevista estruturada, além da consulta a documentos e regulamentações. A pesquisa objetivou: analisar as normas e legislação atuais sobre postos de combustível; descrever a gestão ambiental e práticas socioambientais adotadas pelo Posto Schmitz; verificar seu compromisso social; mostrar a amplitude de melhorias no setor de gestão ambiental e verificar projetos ou processos de sustentabilidade; identificar colaboradores e demais stakholders do Posto que estejam envolvidos com articulações das ações socioambientais para averiguar qual sua visão sobre a Gestão Ambiental. Os resultados aferidos proporcionaram a elaboração de um dos possíveis cenários para a gestão ambiental estratégica em postos de abastecimento, tendo como pressuposto que o sistema de gestão ambiental deve buscar controlar os efeitos adversos sobre o meio ambiente e as sociedades, da mesma forma que controla a qualidade dos produtos produzidos, controlando-se os processos, ao invés de se controlar os resultados finais. Além disso, a pesquisa possibilitou a elaboração de um plano de responsabilidade social para o Posto Schmitz, o qual poderá ser replicado e ampliado em outras empresas do ramo.
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