PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO E APLICAÇÃO NA EMPRESA DRIALL DISTRIBUIDORA DE ENXOVAIS LTDA

AIRTON GARCIA DA SILVA, ADRIANA NYLAND

Resumo


Uma empresa que deseja se tornar competitiva dentro do mercado globalizado precisa aperfeiçoar-se e atualizar-se continuamente. O planejamento estratégico é uma importante ferramenta, pois fornece às empresas um direcionamento na busca da sustentabilidade no mercado e auxilia os gestores nas tomadas de decisão. Pode-se caracterizar este planejamento como um processo contínuo que estabelece a interação da empresa com o ambiente, que permite definir seus objetivos e suas potencialidades e que orienta para o melhor aproveitamento dos recursos que utiliza. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal desenvolver uma proposta de Planejamento Estratégico para a empresa Driall Distribuidora de Enxovais Ltda, uma franquia Golfran, que está situada na cidade de Vera Cruz/RS. No ambiente em que a empresa esta inserida, é fundamental que ela tenha um planejamento formalizado e alinhado aos seus objetivos, tendo em vista que o seu ramo de atividade é bastante diversificado e constantemente apresenta novas tendências de mercado. Para a realização deste trabalho, inicialmente foram buscados e analisados materiais bibliográficos que trouxeram conceitos, informações e ideias que o embasaram. Posteriormente, será realizada uma análise organizacional interna para identificar os pontos fortes e fracos da empresa. A metodologia utilizada para a realização desta análise será a aplicação de um questionário com 60% das consultoras da empresa, através de entrevista por telefone, com respostas do tipo aberta e fechada, sendo excluídas deste estudo as consultoras que possuam menos de um ano de atuação na empresa por ainda não terem uma sólida visão sistêmica do negócio. Neste sentido, uma vez ciente das dificuldades encontradas, a empresa poderá tomar atitudes de defesa e estruturar estratégias para transformar suas fraquezas em oportunidades de crescimento. Posteriormente, ainda será realizada uma análise ambiental externa para identificar as oportunidades e ameaças existentes no mercado. Esta análise realizar-se-á através da visualização de cenários alternativos, observando as forças externas que regem o macroambiente. Através desta análise, a empresa poderá visualizar mudanças importantes que poderão ocorrer com relação aos clientes, concorrentes e outros públicos em função das tendências do mercado. Com base nestas análises (interna e externa), após serem definidos os objetivos e as estratégias a serem alcançadas pela empresa, será proposto um plano de ação para alcance de um resultado favorável de forma eficaz. A partir deste momento, buscar-se-á inserir na empresa o tema estratégia como importante elemento na busca de caminhos, objetivos e alternativas futuras, incrementais e inovadoras tão relevantes ao processo de decisão e gestão da organização. Por fim, na empresa espera-se que os resultados deste estudo venham a contribuir para uma gestão focada no planejamento de suas ações, na busca da melhoria contínua e no desenvolvimento de estratégias que irão conduzir a empresa a obter um melhor desempenho e, consequentemente, um melhor resultado.


Palavras-chave: Planejamento; Estratégia; Franquia


240


Apontamentos

  • Não há apontamentos.