COMPRAS COLETIVAS NO E-COMMERCE: PERCEPÇÃO DO PÚBLICO UNIVERSITÁRIO DE GRADUAÇÃO DE SANTA CRUZ DO SUL

AIRTON GARCIA DA SILVA, FLAVIO REGIO BRAMBILLA, MAQUIEL ANTONIO DECKER

Resumo


O presente estudo tem como objetivo verificar o interesse e percepção do público universitário de Santa Cruz do Sul em relação aos sites de compras coletivas. Foi realizada uma pesquisa exploratória que, num primeiro momento, toma um caráter qualitativo, em que foi aplicada uma entrevista com perguntas abertas ao sócio proprietário da empresa Clube da Boa Compra, visando conhecer o histórico da empresa e as principais atividades da mesma e também tomar conhecimentos dos seus anseios para direcionar a pesquisa de modo a satisfazer as necessidades da empresa. Em um segundo momento, a pesquisa de caráter quantitativo, em que foi aplicado questionário ao público alvo da pesquisa, no caso os estudantes universitários de graduação de Santa Cruz do Sul. Visando obter a atenção dos entrevistados na coleta de dados, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas, totalizando doze questões. As principais informações deste estudo, embasado no questionário aplicado aos estudantes universitários de Santa Cruz do Sul, mostra que 83% dos alunos conhecem ou já ouviram falar em compras coletivas, mas apenas 39% da amostra já adquiriram algum produto ou serviços em algum site de compras coletivas. Quando questionados sobre suas expectativas em comprar em um site de compras coletivas, 60% sentem uma boa expectativa, sendo que ninguém considera tal sentimento como ruim ou muito ruim. Os principais produtos e serviços identificados pelos estudantes de Santa Cruz do Sul como prioridade de interesse de compra são: em primeiro lugar alimentação, em segundo vestuário e em terceiro lugar calçados. Também foi possível verificar que os estudantes estão divididos em relação à confiança, pois 50% afirmam que compram devido à confiança depositada no anunciante enquanto outros 50% compram devido à confiança no site de compras coletivas, 93% dos estudantes que já adquiriu ofertas em sites de compras coletivas afirma que não ocorreu problema algum. Quando questionados a quem atribuiriam algum problema nas compras coletivas caso ocorresse e a quem procurariam soluções para problemas ocorridos, percebeu-se que 49% dos estudantes informaram que buscariam soluções dependendo de onde ocorreu o problema e também 36% procuraria solução do problema com o site de compras coletivas, não levando em conta o fato de que os sites de compras coletivas são apenas mediadores entre clientes e fornecedores. Foi possível constatar que o desconto é o maior fator motivacional para a realização das compras com 69%, enquanto a necessidade é o menor fator levado em conta com apenas 3%. As conclusões apontam para a necessidade do site de compras coletivas aumentar o índice de confiabilidade entre os estudantes universitários de Santa Cruz do Sul. A solução seria uma medição periódica dos anunciantes para verificar se estão prestando um bom serviço e cumprindo satisfatoriamente o que prometem. Além disso, é necessário ir até o publico alvo, fazer simulações de compras no site e distribuir cupons gratuitos, para atrair a atenção do público e fazer com que adquiram mais confiança pa


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