PROPOSTAS DE AÇÕES PARA PEQUENA EMPRESA: A BUSCA DE MELHORIAS NA ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA SL SERVIÇOS & CIA LTDA

AIRTON GARCIA DA SILVA, MICHELI INES HERMES

Resumo


A administração eficaz é cada vez mais indiscutível num modelo global super competitivo. Seja em pequenas, médias e grandes empresas, o administrador deve assegurar o desenvolvimento do negócio, através do planejamento, organização, liderança e controle. É possível afirmar que administrar é mais do que uma consequência única do saber, da mudança contínua, da prática ou do controle de processos. Além dos conhecimentos da administração, é necessário grandes habilidades entre os membros da equipe de trabalho. Segundo dados do Sebrae, as famílias empreendedoras representam 85% das empresas de pequeno porte. O lado familiar do empresário está relacionado à empresa, devido a forte valorização da confiança e ao bem estar dos empregados. A pequena empresa possui características específicas, entre elas podemos destacar o trabalho em equipe, o comprometimento profissional e a comunicação, permitindo que as pessoas possam coordenar, prevenir e resolver problemas. De acordo com Maximiano (2011, pag. 16), 223administrar é um processo de tomar decisões sobre o uso de recursos para permitir a realização de objetivos224. O objetivo geral deste estudo foi realizar uma análise organizacional na pequena empresa de prestação de serviços, na cidade de Venâncio Aires-RS. Foi realizada uma revisão bibliográfica das principais áreas da administração (Recursos Humanos, Liderança, Marketing e Gestão Organizacional), e após, aplicado um questionário a três clientes escolhidos por conveniência pela autora, durante o mês de julho com a finalidade de identificar os pontos fortes e fracos da empresa e também um estudo do ambiente externo identificando ameaças e oportunidades. Através do presente estudo foi possível observar a falta de controle nas atividades executadas na organização, como controles financeiros, que poderiam ser informatizados e a supervisão nos serviços prestados. De outro modo destaca-se o potencial de crescimento da pequena empresa, o esforço do empresário e a satisfação dos clientes. A partir dos objetivos estabelecidos, este estudo irá trazer para a empresa ações de melhorias no que diz respeito aos serviços prestados dentro do mercado de trabalho, como também poderá resultar no crescimento organizacional, gerenciando com inteligência, mantendo foco, e antecipando tendências de mercado. Desta forma, fica claro o papel fundamental da Administração para criar vantagem competitiva, organizar processos e alinhar a estratégia com os objetivos da empresa, priorizando a satisfação dos clientes e alcançar resultados satisfatórios. Palavras-chave: Pequena empresa, Ações de melhorias, Sistema organizacional.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.