ANÁLISE COMPARATIVA DA LOJA VANESSA MODAS EM RELAÇÃO AO COMÉRCIO VAREJISTA DE SANTA CRUZ DO SUL, RS.

AIRTON GARCIA DA SILVA, CARLOS ALBERTO MELLO MOYANO, LIDIANE SILVEIRA RODRIGUES

Resumo


Atualmente as lojas varejistas enfrentam uma ampla concorrência, portanto, devem estar sempre buscando inovações, oferecendo produtos e serviços com excelente qualidade que satisfaçam seus clientes. Como a concorrência no comércio varejista de Santa Cruz do Sul, RS, está crescendo, as empresas precisam estar atentas a este mercado, mantendo-se atualizadas para se sobressaírem. As organizações que pretendam manter sucesso no mercado em que atuam precisam estar buscando diferenciais e contar com profissionais altamente qualificados, oferecendo produtos de qualidade e buscando satisfazer ao máximo as necessidades dos seus clientes para que desta forma não venham a perdê-los para a concorrência. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo realizar uma análise comparativa da Loja Vanessa Modas em relação ao Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul, RS, tendo como referência uma pesquisa realizada no ano de 2012, pelos acadêmicos do Curso de Administração da Unisc, coordenados pelo professor Carlos Moyano, referente à satisfação dos consumidores com o varejo nesta cidade. Este estudo teve como objetivo específico, também, visualizar as diferenças e semelhanças da loja em questão em relação às lojas dos varejos da cidade, para que desta maneira a empresa consiga realizar melhorias para favorecer seus clientes. Para a realização do presente estudo constituíram-se da busca de dados secundários (que compreende o levantamento bibliográfico entre outros) seguido da realização de entrevista, com a aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados, sendo que este contou com questões abertas e fechadas, respondido por 120 pessoas que compraram na empresa nos últimos 90 dias.A aplicação do instrumento de pesquisa se iniciou no dia 25 de maio de 2013 até 06 de junho de 2013, e partir dos resultados obtidos puderam ser feitas as seguintes conclusões: os itens da Loja Vanessa Modas que obtiveram melhores resultados em níveis de satisfação dos clientes em relação ao Comércio Varejista de S.C.S foram: Atendimento Geral (85,0%), Agilidade (82,5%), Prestativos (93,3%), Agradável (90,0%), Senso de Humor (80,7%), Asseio (92,4%), Fechamento da Compra (89,9%), A loja se preocupa com os interesses dos clientes (70,6%). E os itens do Comércio Varejista de S.C.S que obtiveram melhores resultados em níveis de satisfação dos clientes em relação à Loja Vanessa Modas foram: Conhecimento do Produto (75,8%), Preço dos Produtos considerando Benefícios (22,6%, o nível é considerado baixo, mais é melhor que o da organização), Preço dos Produtos considerando Atendimento (22,6%, o nível é considerado baixo, mais é melhor que o da organização), Este estudo foi importante para a autora deste, pois foi possível aliar a teoria com a prática, visualizando todo o conhecimento adquirido em sala de aula no curso de Administração na Unisc. E para a proprietária da organização, será de uma grande valor, pois proporcionara uma visão mais ampla do seu negócio e irá favorecer para o desenvolvimento de suas atividades, através das sugestões de melhorias propostas, os quais visam aumentar suas vendas e conquistar novos clientes. Sendo que este estudo não é conclusivo, podendo ser seguido por outros pesquisadores no mercado varejista de Santa Cruz do Sul.


240


Palavras-chave: Marketing; Lojas de varejo; Varejo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.