COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA EMPRESA M.V. MARTIN & CIA LTDA - INFOTEC TELECOM

AIRTON GARCIA DA SILVA, JULIA FRANCINE LANGE

Resumo


INTRODUÇÃO - A nova era que estamos vivenciando é marcada pela diversidade de produtos e serviços e também pela competitividade global. Os mercados, cada vez mais saturados, não crescem nas mesmas proporções de antigamente. Neste ambiente dinâmico e competitivo de mercado, conhecer o cliente e suas necessidades tornou-se uma tarefa cada vez mais desafiadora e complexa, uma vez que os consumidores também estão se tornando mais exigentes e diversificados. Entender o consumidor não é apenas uma alternativa, mas um fator imperativo para o sucesso de qualquer organização, um fator que vem se tornando uma função essencial para o sucesso e sobrevivência de qualquer negócio. OBJETIVO - Analisar o comportamento do consumidor da empresa M.V. Martin - Cia Ltda visando encontrar ferramentas que possam contribuir para a construção de relacionamentos produtivos com seu cliente. METODOLOGIA - O levantamento de dados para esta pesquisa se deu em forma de entrevista, perante a aplicação de questionários, com perguntas fechadas240em que240o entrevistado deveria assinalar a opção que melhor representasse sua opinião de acordo com cada critério. Em cada item, o entrevistado deveria atribuir o seu grau de satisfação e importância para cada um dos itens, sendo utilizada para esta medição a escala Likert,240em que240os perguntados especificaram o seu nível de concordância com a afirmação. Os questionários foram estruturados em duas colunas, uma representando o grau de satisfação e outra o grau de importância. A escala foi composta por graus que iam de 1 a 5, sendo 1 considerado Nada Satisfeito ou Nada Importante e 5 Muito Satisfeito ou Muito Importante. O questionário foi composto por 27 perguntas, atingiu o total de 127 amostras e foi disponibilizado por um determinado período no site da empresa e também via e-mail e redes sociais, encaminhados através do endereço online da pesquisa criado no aplicativo Google Drive. A pesquisadora fez uso de dados primários, gerados com a finalidade específica de solucionar o problema em pauta e também de dados secundários, já coletados em outras oportunidades. Uma vez240coletados, os dados foram analisados e interpretados pela pesquisadora. Primeiramente, as respostas foram tabuladas e agrupadas em tópicos, visando encontrar similaridades e estabelecer comparações entre suas respostas. A análise destes dados consistiu basicamente na exploração minuciosa das respostas que foram fornecidas pelos elementos entrevistados. Já para a tabulação dos dados quantitativos desta pesquisa foi utilizado o programa Excel. As respostas foram agrupadas conforme similaridade e dispostas em gráficos para melhor entendimento. PRINCIPAIS RESULTADOS E CONCLUSÃO - Através da análise e do convívio direto com a organização, foi possível identificar fatores significativos para a empresa, como estratégias de mercado, ameaças, oportunidades, fraquezas, motivos de satisfação e insatisfação dos clientes, fatores que, muitas vezes acabam passando despercebidos aos olhos de quem tem um convívio diário e rotineiro com a organização. Notou-se que a empresa possui impregnada em sua cultura organizacional a necessidade do novo, de expandir seus negócios e estar em constante estado de inovação e crescimento, um fator muito positivo na construção de seu futuro, sobretudo se analisarmos a crescente demanda pelos serviços que ela oferece.


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