REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DA MULHER NO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

JULIANA DOS SANTOS GRAEBNER, RAISSA COSTA CORDOVA, JAQUELINE QUINCOZES KEGLER

Resumo


Este trabalho resulta de um Projeto de Pesquisa e Extensão, financiado pelo CNPq[1], com a finalidade de analisar a representação da mulher rural em produtos midiáticos estruturados pelas TICs gerenciadas por instituições do Território da Cidadania da Região Central do RS. O estudo justifica-se, pois as representações midiáticas possuem relação com o desenvolvimento dos territórios, podendo impulsionar ou desestimular ações e comportamentos. Além disto, é relevante a abordagem que relaciona representação social, gênero e TICs para as ciências sociais, especialmente para a área de comunicação social. A metodologia é qualitativa e integra procedimentos variados para cercar o objeto de estudo. Inicialmente é exploratória através de aprofundamento teórico e metodológico, reconhecimento do contexto com o levantamento de dados econômicos, demográficos e sociais das cidades, das instituições e das mídias tradicionais. Serão usadas duas técnicas: observação não participante e entrevistas não estruturadas. Após, será realizada a análise do discurso, em que contaremos com o auxílio do software Nvivo. Possuímos concretizado o mailing das 34 cidades que compõem o Território. Foram levantadas informações econômicas, geográficas e culturais e mapeados os meios de comunicação (jornais, rádios, TV e TICs240 institucionais - Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura e Câmara Municipal) dos 34 municípios. A partir disto, foi estipulado o monitoramento de 64 sites: 26 sites de Prefeituras, 12 sites de Câmaras, 2 Sindicatos (um STR e um Sindicato Rural), 5 sites de jornais e 7 sites de rádios, além de 12 redes sociais. Como resultado do monitoramento, temos o clipping constituído de 105 matérias para a análise. Destas, 25 abordam diretamente o tema 223mulher rural224. As demais abordam 223desenvolvimento rural224 e 223agricultura familiar224, temas que circundam o objeto investigado. Constatamos o contexto amplo que estamos pesquisando, pois a sede da pesquisa é Santa Maria, com uma população de 263.403 habitantes e, num outro extremo, com uma população de 2.392 pessoas, temos Unistalda. Há quinze (15) cidades cuja população rural é maior que a população urbana, chegando a números como 85% da população da cidade ser da área rural. Podemos considerar, preliminarmente, que a mulher participa das práticas produtivas, mas ainda não aparece representada midiaticamente frente a tomadas de decisões ou integrante ativa das práticas sociais rurais. O projeto busca aprofundar estas considerações através da análise crítica dos conteúdos midiáticos coletados em busca da identificação do papel representado e desempenhado pela mulher rural no contexto do desenvolvimento dos territórios.


[1] Chamada MCTI/CNPq/SPM-PR/MDA Nº 32/2012


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