REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DA MULHER NO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Este trabalho resulta de um Projeto de Pesquisa e Extensão, financiado pelo CNPq[1], com a finalidade de analisar a representação da mulher rural em produtos midiáticos estruturados pelas TICs gerenciadas por instituições do Território da Cidadania da Região Central do RS. O estudo justifica-se, pois as representações midiáticas possuem relação com o desenvolvimento dos territórios, podendo impulsionar ou desestimular ações e comportamentos. Além disto, é relevante a abordagem que relaciona representação social, gênero e TICs para as ciências sociais, especialmente para a área de comunicação social. A metodologia é qualitativa e integra procedimentos variados para cercar o objeto de estudo. Inicialmente é exploratória através de aprofundamento teórico e metodológico, reconhecimento do contexto com o levantamento de dados econômicos, demográficos e sociais das cidades, das instituições e das mídias tradicionais. Serão usadas duas técnicas: observação não participante e entrevistas não estruturadas. Após, será realizada a análise do discurso, em que contaremos com o auxílio do software Nvivo. Possuímos concretizado o mailing das 34 cidades que compõem o Território. Foram levantadas informações econômicas, geográficas e culturais e mapeados os meios de comunicação (jornais, rádios, TV e TICs240 institucionais - Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura e Câmara Municipal) dos 34 municípios. A partir disto, foi estipulado o monitoramento de 64 sites: 26 sites de Prefeituras, 12 sites de Câmaras, 2 Sindicatos (um STR e um Sindicato Rural), 5 sites de jornais e 7 sites de rádios, além de 12 redes sociais. Como resultado do monitoramento, temos o clipping constituído de 105 matérias para a análise. Destas, 25 abordam diretamente o tema 223mulher rural224. As demais abordam 223desenvolvimento rural224 e 223agricultura familiar224, temas que circundam o objeto investigado. Constatamos o contexto amplo que estamos pesquisando, pois a sede da pesquisa é Santa Maria, com uma população de 263.403 habitantes e, num outro extremo, com uma população de 2.392 pessoas, temos Unistalda. Há quinze (15) cidades cuja população rural é maior que a população urbana, chegando a números como 85% da população da cidade ser da área rural. Podemos considerar, preliminarmente, que a mulher participa das práticas produtivas, mas ainda não aparece representada midiaticamente frente a tomadas de decisões ou integrante ativa das práticas sociais rurais. O projeto busca aprofundar estas considerações através da análise crítica dos conteúdos midiáticos coletados em busca da identificação do papel representado e desempenhado pela mulher rural no contexto do desenvolvimento dos territórios.
[1] Chamada MCTI/CNPq/SPM-PR/MDA Nº 32/2012
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