GESTÃO DE MARKETING EM EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: O COMPOSTO DE MARKETING

BRUNA TADIELO ZAJONZ, JÉFERSON RÉUS DA SILVA SCHULZ , LAURA POSSANI, TÔNIA MAGALI MORAES BRUM, ANDREA CRISTINA DÖRR

Resumo


Introdução:240A 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária e a 21ª Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP), realizadas em Santa Maria-RS no ano de 2014, buscam o fortalecimento dos processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores, consolidando o modelo de desenvolvimento solidário sustentável e territorial. Neste sentido, é primordial incentivar o comércio local e o consumo de produtos locais, com vistas a favorecer a economia local, o meio ambiente a vitalidade social. Objetivo do estudo:240Contudo, práticas que visam incentivar a economia local, seja no âmbito da produção ou do consumo, requerem estratégias de marketing bem estruturadas e elaboradas. O objetivo deste trabalho é discutir as potencialidades do marketing como forma de promoção e fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária através dos 4 P222s do composto de marketing. O estudo gira em torno dos compostos praça e promoção, em que serão discutidas formas e possibilidades tanto de colocar os produtos à disposição do consumidor como de divulgação dos próprios produtos que serão comercializados.240Metodologia:240A pesquisa foi realizada durante a 21ª FEICOOP e 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, caracterizando-se como um levantamento de campo. O presente estudo apresenta uma amostra de 140 formulários aplicados no público da feira durante os dias 18, 19 e 20 julho de 2014. Para obtenção do tamanho da amostra, considerou-se para fins de cálculo uma população de 240.000 elementos, que representa o público visitante da feira nos três dias em que ela aconteceu no ano de 2014. Para realizar o cálculo da variância (s2 = 0,302), empregou-se a variável renda individual mensal, obtida por meio do estudo piloto e um erro amostral de 5,00%. Resultados:240Dos locais que o público presente na feira mais frequenta e/ou acessa 44,28% disseram que a melhor forma de divulgação dos produtos seria através da internet, por ser o meio de comunicação mais difundido atualmente. Verifica-se que 47,86% do público acredita que o melhor meio de divulgação dos produtos é através de propagandas de televisão e rádio. Para 33,57% dos visitantes da feira, anúncios na internet são a melhor forma de se divulgar os produtos. Para 66,43% do público que visitou a Feira, a ideia de um site para divulgação dos produtos é muito boa. Outros 29,29% responderam ser boa a ideia e 4,28% disseram ser indiferentes sobre um site para divulgação dos produtos. Conclusões:240Nos empreendimentos de economia solidária, o produtor, na medida em que fabrica seus produtos, seja de forma individual ou com auxílio de familiares ou poucos empregados, é o também o responsável pela realização dos quatro elementos que compõem o composto de marketing. Sobre o composto praça, os visitantes da feira preferem adquirir os produtos para ter como lembrança de Santa Maria-RS, em feiras. Acerca do composto promoção, destacou-se a preferência pela divulgação dos produtos por meio da internet, sendo citados como formas de divulgação principalmente anúncios em sites eletrônicos e propagandas de TV e rádio. Os visitantes acreditam que um site eletrônico onde os produtos pudessem ser visualizados e comercializados, seria uma forma muito boa de divulgação e promoção dos mesmos. Isto decorre do fato de a internet ser o meio de comunicação mais disseminado atualmente entre o público.240


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