GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DO SHOPPING INDEPENDÊNCIA DE SANTA MARIA-RS

BRUNA TADIELO ZAJONZ, JÉFERSON RÉUS DA SILVA S HULZ, ANDREA CRISTINA DÖRR, LAURA POSSANI, TÔNIA MAGALI MORAES BRUM

Resumo


Introdução:240Nos centros urbanos, uma das formas mais comum de manifestação do trabalho informal e o comércio de rua praticado por camelôs e vendedores ambulantes. Com o objetivo de sanar o problema que decorre dessas formas de trabalho informal, a prefeitura de Santa Maria-RS, a exemplo do que ocorrera em grandes capitais como Belo Horizonte, transferiu os camelôs das ruas da cidade para o Shopping Independência, legalizando suas atividades e inserindo este grupo de trabalhadores no Programa Microempreendedor Individual (MEI). Todos aqueles indivíduos que trabalhavam de maneira informal como camelôs de rua, tiveram seu cadastramento no MEI realizado pela própria Prefeitura Municipal para que fossem beneficiados pelos direitos garantidos aos microempreendedores individuais formalmente legalizados de acordo com a Lei Complementar nâ201° 128 de 19 de dezembro de 2008, que criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado. Objetivo do estudo:240O objetivo desta pesquisa consiste em analisar e descrever o perfil dos empreendimentos dos microempreendedores individuais do Shopping Independência de Santa Maria-RS, abordando-se variáveis que caracterizam a forma como os microempreendedores conduzem seus empreendimentos. Metodologia:240Os dados primários foram coletados mediante realização de uma entrevista com o responsável pela organização em estudo e também por meio da aplicação de um formulário junto aos microempreendedores do Shopping Independência de Santa Maria-RS. Para obtenção do tamanho da amostra, considerou-se para fins de cálculo uma população finita de 208 elementos. Para realizar o cálculo da variância (s2 = 0,04), empregou-se a variável escolaridade obtida por meio do estudo piloto e um erro amostral de 5,00%. O cálculo da amostra resultou em 47 microempreenderes, para os quais foi aplicado um formulário durante o período de 04 a 09 de novembro de 2013, contendo 26 perguntas que se distribuíram entre abertas e fechadas, sobre o perfil socioeconômico e características do empreendimento. Resultados:240Na análise acerca do controle financeiro, constatou-se que a grande maioria dos microempreendedores do Shopping Independência, 70,00%, faz o controle pelo tradicional método da caderneta, fazendo uma anotação diária das mercadorias que são vendidas e do montante de dinheiro que entra em caixa. Das bancas entrevistadas, 76,60% aceitam como formas de pagamento somente o pagamento à vista, 19,15% aceitam pagamento à vista e também cartão, e uma minoria, 4,00%, aceitam pagamento à vista e também em cheques. Com base na determinação dos preços, 51,06% dos microempreendedores estabelece os preços a partir de uma margem de lucro individual, outros 40,43% determinam os preços das mercadorias vendidas de acordo com o preço de mercado, e apenas 8,51% dos lojistas estabelecem o preço inferior ao de mercado como forma de atrair mais clientes. Conclusões:240Percebe-se que a maioria dos microempreendedores não possui métodos aprimorados para fazer o controle financeiro do seu empreendimento, destacando-se o tradicional método da caderneta para execução do mesmo. A maioria das bancas aceita como forma de pagamento somente o pagamento à vista, por ser o método mais convencional. Os preços são determinados, na maioria dos casos, por uma margem de lucro individual do próprio empreendedor.


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