A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA SOBRE O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS: NOVAS PRÁTICAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA FECHAMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS
Resumo
A humanidade atravessa uma forte crise socioambiental, impulsionada pelo uso indiscriminado dos recursos naturais. A grande geração de resíduos sólidos contribui significativamente para o agravamento deste problema, pois esses resíduos quando não destinados de forma correta causam problemas de ordem social, ambiental e econômica.240Essa crise só será combatida por meio de mudanças de hábitos e postura do ser humano com a natureza. Para que essas mudanças aconteçam, a Educação Ambiental se apresenta como um instrumento de sensibilização e enfretamento dessa problemática.Todavia, é indispensável que a Educação Ambiental atinja o sentido amplo da palavra, atingindo um nível de transformação social e ambiental. Nesse sentido, não há espaço para o método tradicional de ensino e sim para uma metodologia que torne o processo ensino-aprendizagem dinâmico e participativo. A necessidade do desenvolvimento de novas técnicas na pratica da Educação Ambiental é vista como ponto crucial para a sua concretização, em que a disciplinaridade dê lugar à transversalidade, o coletivo dê lugar ao individual, a pratica dê lugar a teoria, e mais, é necessário que esse conjunto de ações ultrapassem os muros escolares levando para a comunidade a 223preocupação224 ambiental. Refletindo sobre essa questão o presente trabalho sintetiza o relato de uma gincana realizada no aniversário da cidade de Itaqui/RS que tratava do tema 223Resíduos Sólidos224. A idealização do processo educativo em questão veio como culminância das atividades do Projeto de Extensão 223Educação ambiental como instrumento de reflexão sobre a responsabilidade sobre o lixo nosso de cada224 desenvolvida entre a Unipampa/Campus Itaqui e a rede municipal de ensino com objetivo de sensibilizar a comunidade acerca da importância da separação dos resíduos sólidos e do catador de materiais recicláveis como mitigador dos impactos ambientais causados pelo consumo. Para a realização da gincana propriamente dita, buscou-se estimular a participação e consciência reflexiva sobre a temática e estimular o envolvimento coletivo. As crianças presentes acompanhadas de seus familiares deveriam separar adequadamente os resíduos de acordo com as cores dos coletores (sem identificação do tipo de material), no menor tempo possível. Após a gincana foram distribuídos folders explicativos sobre a importância da correta separação dos resíduos e uma premiação simbólica a todos participantes. A concomitância da ação com a data magma da cidade se fez estratégica pela participação expressiva do público (em torno de 200 pessoas). A ação mostrou a que a educação ambiental pode atravessar os muros escolares atingindo a sociedade como um todo, gerando consciência ambiental e em especial, sensibilizando os elos no fechamento do ciclo de vida dos produtos.
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