PROJETO ARQUITETURA E SAÚDE: PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS ABERTOS DE SURDOS DO RIO GRANDE DO SUL

AUGUSTO MARQUES CORREA, CAROLINA REZENDE FACCIN, FERNANDA FRANCIELI TATSCH, LARISSA MARTINI ULIANA, MANUELA SIMONIS, PATRICIA OLIVEIRA ROVEDA, ROSANE JOCHIMS BACKES

Resumo


Introdução: O projeto de extensão 223Arquitetura e Saúde224 integra os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), seus objetivos são promover a inclusão e qualidade de vida da pessoa com deficiência (PcD) e cooperar com instituições que trabalham com populações vulneráveis, além de contribuir para a humanização de espaços e ambientes promovendo a qualidade de vida das pessoas, através de um diálogo interdisciplinar. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a participação da equipe do projeto de extensão "Arquitetura e Saúde" nos Jogos Abertos de Surdos do Rio Grande do Sul (JASRS). Metodologia: Este estudo é de caráter descritivo, uma vez que detalha as atividades realizadas durante o evento que ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de Junho de 2014, no Ginásio Pedagógico Poliesportivo da UNISC. A participação do projeto no evento partiu de um convite da Empresa Mercur e a partir da discussão dos objetivos do evento, foram definidas duas oficinas que seriam realizadas, uma de alongamento e outra de relaxamento. Assim, a equipe de alunos voluntários e uma bolsista Probex, do Curso de Fisioterapia juntamente com a professora orientadora pesquisaram a respeito dos diferentes modos de se proporcionar relaxamento a pessoas surdas, assim como estabeleceram um programa de alongamentos de acordo com referencial específico. 240Resultados: No dia 7 de junho, no turno da manhã, dois espaços distintos foram preparados no Ginásio de acordo com as respectivas finalidades das atividades. No espaço de alongamento, os participantes, entre eles, atletas realizaram parcial ou integralmente o programa de exercícios utilizando faixas elásticas e bolas suíças sobre tatames de borracha. No espaço do relaxamento foram utilizadas imagens coloridas com paisagens harmoniosas projetadas em um telão para estímulo visual, colchonetes para os participantes permanecerem sentados e/ou deitados relaxados no chão e bolinhas de textura piramidal para estímulo tátil/massoterapia. Ainda utilizou-se caixa de som com uso de músicas instrumentais de percussão da artista surda Evelyn Glennie para estímulo vibratório. Nos dois espaços houve a efetiva participação de toda a equipe, assim como o auxílio das intérpretes da linguagem dos sinais (Libras) da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário. Contou-se com uma grande participação dos presentes, porém não houve registro numérico. Os relatos verbais das sensações e a observação das reações corporais com níveis diferenciados de relaxamento chamaram a atenção positivamente da equipe. Conclusão: O evento possibilitou uma experiência bastante diferenciada das já vividas no decorrer da Graduação, foi extremamente gratificante inovar e ter um olhar ampliado sobre as ações da Fisioterapia. A troca de saberes e experiências entre todos os participantes do evento possibilitou um crescimento acadêmico pessoal e humano. Por fim ressaltamos a importância dos projetos de extensão, os quais aproximam a Universidade na Comunidade local e regional.


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