ASTRONOMIA NA SALA DE AULA: TRABALHANDO CONCEITOS BÁSICOS DE FORMA LÚDICA

CAMILO DARSIE DE SOUZA, DANIEL FELIPE SCHROEDER

Resumo


Introdução: neste trabalho são apresentadas práticas desenvolvidas nas Oficinas do Subprojeto de História, Geografia e Filosofia, realizadas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UNISC), na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, localizada em Santa Cruz do Sul. Os temas trabalhados foram: O Universo, O Sistema Solar e o Planeta Terra, de forma articulada. A astronomia 226 área que envolve os temas mencionados 226 é uma ciência em constante evolução e com diversos termos técnicos, portanto, relativamente difícil de ser entendida por muitas crianças e jovens em idade escolar. Objetivo: transformar o conteúdo envolvido em algo mais atraente e acessível aos estudantes. Metodologia: o conjunto de ferramentas que auxiliou a atividade foi constituído por livros didáticos, sites de astronomia e recursos visuais, organizados pelo acadêmico responsável pelo trabalho. Esses recursos contaram com diversas imagens produzidas por meio de telescópios e disponibilizadas em sites de agências de astronomia, nacionais e internacionais. Associado ao material de apoio, foram criados e organizados exercícios que visavam a promover a participação dos alunos e a destacar os entendimentos e dificuldades desses acerca dos assuntos apresentados. A partir disso, foi possível pensar novas atividades, mais específicas, associadas às necessidades que eram observadas. Os exercícios envolveram práticas lúdicas como, por exemplo, palavras cruzadas, questionários simples, debates, entre outros, que despertaram a atenção dos alunos e os fizeram refletir sobre o tema. Para finalizar, foi construída uma maquete do Sistema Solar a partir de bolas de isopor, sempre chamando a atenção dos alunos que a escala utilizada não é real, fazendo uma analogia que não se contém uma bola de exporto do tamanho de uma bola de basquete para o Sol e outra do tamanho de uma cabeça de alfinete para a Terra, e isso ficou muito claro para eles. Resultados: observou-se que o trabalho foi bem aceito e significativo para os alunos participantes, pois como se tratava de um tema novo para eles, a curiosidade foi despertada. Isso foi verificado por meio de suas manifestações durante os trabalhos. Foram elaborados também diversos questionamentos, por meio de atividades práticas que potencializaram o conhecimento e curiosidade dos alunos. Conclusão: a Astronomia é uma ciência complexa, portanto, a principal função dos240 professores é despertar a curiosidade dos alunos de modo à estimulá-los às práticas de debate, pesquisa e entendimento de diversos temas.


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