COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNISC 226 CEPRU

ANGELA CRISTINA TREVISAN FELIPPI, CLARISSA DA SILVEIRA MOURA

Resumo


O projeto 223Comunicação Institucional: A (re) construção da imagem do Centro de Educação Profissional da Unisc 226 Cepru224 foi pensado e executado considerando que a atual gestão do Cepru, que assumiu no mês de janeiro de 2014, identificou a necessidade de valorizar e fortalecer a imagem do setor. O desenvolvimento, deste projeto foi realizado para a disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo, do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, durante o primeiro semestre de 2014, orientado pela professora Angela Cristina Trevisan Felippi orientadora. Buscou-se desenvolver atividades para fortalecimento da imagem a partir do mapeamento das necessidades específicas ligadas à comunicação. Conceitos de Comunicação Organizacional, Comunicação Integrada, Comunicação como fator de Humanização, Comunicação Interna e também técnicas da Assessoria de Imprensa deram embasamento teórico ao desenvolvimento. O objetivo geral de planejar e desenvolver atividades e ações que atendessem às necessidades comunicacionais específicas para fortalecimento e valorização da imagem do Cepru foi sendo alcançado ao longo do processo. Buscou-se planejar e executar atividades de comunicação institucional, a curto prazo, como forma de consolidar e dar mais credibilidade à marca. Uma das estratégias era utilizar os 15 anos que o Centro de Educação Profissional da UNISC está completando. Produtos com o selo comemorativo foram desenvolvidos e ações que reforçam essa data também foram executadas. Através de conceitos da Comunicação Interna procurou-se aproximar e socializar as ações tornando os públicos, internos e externos, mais participativos. A humanização dessas relações, através da comunicação, deu liberdade para avaliações e fez com que os públicos sentissem-se mais valorizados e parte do processo. Durante os dois meses e meio de realização, foram publicadas 20 notícias em jornais impressos, 13 notícias no site institucional da Universidade e mais 23 notícias em sites diversos, gerando um total de 56 publicações em meio impresso e digital, de forma gratuita. Não há como mensurar o número de pessoas que foram240240alcançadas por tais publicações, no entanto, é notável o volume considerável para um curto espaço de tempo. Os conceitos de Assessoria de Imprensa foram de extrema importância para enriquecer ações como essa, que vêm fortalecendo a imagem institucional e consolidação das relações com os diferentes públicos. Num processo de comunicação integrada à campanha de divulgação, elaborada em parceria com Assessoria de Comunicação da UNISC, para os processos de seleções e matrículas do PRONATEC, bem como as demais contribuições da Assessoria contribuíram para o enriquecimento desse projeto. Para atingir o objetivo geral pré-estabelecido, utilizou-se, não somente os canais de massa, mas também canais alternativos em meio digital, como as redes sociais, que contribuíram de forma bastante considerável para o fortalecimento da imagem institucional. O grande desafio em caráter experimental foi o exercício de administrar os processos, trabalhando com as áreas diversas da comunicação.


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