QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO GRUPO PRATO FEITO GASTRONOMIA E FACILITIES

LETICIA SCHRAMM AREND, LISIANE SCHMACHTENBERG

Resumo


O ambiente das empresas é cada vez mais competitivo e dinâmico. Busca-se, constantemente, a superação de metas e resultados, o que aumenta a cobrança e pressão sobre os colaboradores. Por outro lado, as empresas estão se preocupando em oferecer um ambiente agradável onde seus colaboradores se sintam valorizados e motivados, como consequência, trabalha-se mais e melhor, alcançando, assim, uma melhor produtividade. Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas que participem ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições. A competitividade organizacional, qualidade e produtividade, passam obrigatoriamente pela Qualidade de Vida no Trabalho. Atualmente, o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) envolve tanto os aspectos físicos e ambientais, como os aspectos psicológicos do local de trabalho. A QVT assimila duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos colaboradores quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho e, de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciadores sobre a produtividade e a qualidade. A empresa que não desenvolve programas de qualidade de vida, têm funcionários insatisfeitos, estressados e sem comprometimento com suas atividades. No cenário atual, as empresas passam a ver o lado humano de seus colaboradores, entendem sua posição e buscam recursos para aliar seus desejos com os da empresa. Daí a necessidade de um bom ambiente de trabalho, além de outros benefícios que busquem a QVT e lhes façam sentir valorizados e felizes dentro da organização. Esse trabalho teve o objetivo de analisar como a empresa Prato Feito cuida da QVT dos seus colaboradores, mapeando as ações de QVT praticadas atualmente, avaliando-as e identificando a satisfação dos colaboradores quanto a sua QVT.O trabalho foi realizado na sede administrativa do Grupo Prato Feito, em Santa Cruz do Sul, no primeiro semestre de 2014. Foi realizado, primeiramente, um estudo bibliográfico sobre os subsistemas da Administração de Recursos Humanos, após, uma entrevista com a gerente de Recursos Humanos com a finalidade de identificar as atuais ações de QVT praticadas na empresa e, então, aplicado um questionário aos colaboradores para investigar a QVT. O presente trabalho apresentou a importância da análise das formas de como a empresa pode oferecer QVT aos seus colaboradores, além de identificar quais os resultados e vantagens que as ações de QVT do Grupo Prato Feito provocam para a organização e colaboradores.240


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