NARRATIVAS DISCENTES A RESPEITO DE SUA FORMAÇÃO: UM ESTUDO JUNTO AO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

FELIPE GUSTSACK, MAIRA BARTIRA KAUFMANN

Resumo


Apresento e discuto, a partir desse resumo, resultados da pesquisa 223Narrativas discentes240à respeito de sua formação: um estudo junto ao curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC224, a qual esteve vinculada ao projeto de pesquisa 223Linguagem e Educação Matemática para a Educação Básica um estudo de experiências pedagógicas224. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como objetivo geral pensar a formação de pedagogos/as, a partir de narrativas dos alunos/alunas do Curso de Pedagogia da UNISC, procurando contribuir para uma qualificação na formação docente em geral e, por consequência, na educação de crianças e adolescentes. O referencial teórico estava fundamentado, principalmente, nos estudos de Jorge Larrosa (1995), Paulo Freire (1976) e Eda Maria Enriques (2006). A geração de dados deu-se a partir da produção de narrativas, por parte de duas alunas e um aluno do curso de Pedagogia, que aceitaram o convite para participarem da pesquisa, entre os doze alunos/alunas convidados. A construção das narrativas foi realizada através da troca de e-mails, tendo duas questões provocadoras como referência. As reflexões foram realizadas com base no método indiciário de Carlos Guinzburg (1989). Nas leituras das narrativas foi possível perceber que todos os participantes atribuem alguns sentidos em comum a sua formação. O primeiro indício, 221a necessidade de buscar outros materiais de formação além da sala de aula222, se subdivide em dois tópicos, que se configuraram como 221carência na compreensão222 e 221busca por aprofundamentos222. No que tange ao primeiro tópico, as narrativas mostraram que o material utilizado nas aulas não é suficiente para o real entendimento do tema ou conceito apresentado pelo professor o que transforma essa busca em necessidade de compreensão do que foi estudado em sala de aula. O segundo tópico sinaliza uma busca por mais, um interesse dos alunos para irem além na compreensão do tema trazido pelo professor. Em relação ao segundo indício, 221a mudança ou inovação que a formação lhes proporciona222, as narrativas apontam para outras formas de ver a educação de crianças, de escrever, expressar-se e até mesmo de ver e intervir no mundo do qual fazemos parte. Por fim, no indício, 221a dissociação entre teoria e metodologia e/ou saberes e práticas222, é possível perceber nas narrativas que os sentidos que os participantes atribuem a sua formação perpassam por uma necessidade de busca constante pela experiência como aporte de sua formação, o que parcialmente vem sendo alcançado com o Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. No mais, as narrativas mostraram que a formação docente é, sim, um tempo de compromisso com a sua formação e, portanto, compromisso com o aprender. As narrativas sugerem ainda que a partir do que se constrói no curso é possível mudar suas formas de escrever de agir; e que, é claro, para mudar a maneira de escrever e de agir é preciso mudar as formas de pensar.


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