TÓPICOS SOBRE DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR INCLUSIVO NO CONTEXTTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

ADRIANO PANATIERI DOS SANTOS, ANDERSON LUIZ DOS SANTOS, ELISABETE IRACEMA XAVIER, RAFAEL DA SILVEIRA WERNER, CAMILO DARSIE DE SOUZA, ERNESTO LUIZ ALVES

Resumo


Introdução: neste trabalho, acreditamos ter contribuído com o debate que envolve as práticas pedagógicas de cunho interdisciplinar, cada vez mais valorizadas no contexto da Educação contemporânea. Nossa aproximação aos conhecimentos e preceitos que envolvem essa perspectiva pedagógica foi oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, oferecido pela Universidade de Santa Cruz do Sul - PIBID/UNISC, mais especificamente, pelo subprojeto denominado Interdisciplinar, iniciado em março de 2014. Objetivos:240o objetivo geral do subprojeto foi o de capacitar os bolsistas de diferentes áreas do conhecimento para que conseguissem atuar coletiva e interdisciplinarmente, aliando técnicas pedagógicas e conhecimentos específicos das diversas áreas envolvidas, a saber: História, Geografia e Filosofia. Partindo disso, desenvolvemos atividades junto à Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada na mesma cidade em que está localizada a Universidade. Nossas práticas240foram norteadas pelas reflexões de Demo (2005; 2000), especificamente, no que concerne aos contributos sobre as práticas interdisciplinares e a resolução de problemas delas decorrentes. Principais resultados e conclusão:240conseguimos elaborar atividades pedagógicas centradas em conhecimentos históricos, geográficos e filosóficos, como arcabouço e base para montar encenações, incluindo bolsistas, alunos surdos, ouvintes e cadeirantes da escola Rosário assim como professores do projeto, com o intuito de disseminar a ideia de inclusão social e trocas de saberes entre disciplinas. Dessa forma, procuramos aproximar as ideias do autor mencionado, e outros, aos conhecimentos que envolveram os princípios da inclusão escolar, já que esse foi outro tema emergente e relevante nos contextos educacionais. Utilizamos, também, recursos da Pedagogia como fomentadores das dinâmicas de aprendizagem entre os diferentes prismas e áreas envolvidas. Os objetivos específicos de nosso trabalho foram:240o estabelecimento de práticas e rotinas pedagógicas dentro de um ambiente interdisciplinar, oportunizando a elaboração de materiais de divulgação em um 240ambiente escolar; promovemos uma prática pedagógica articuladora, ampliando as possibilidades cognitivas de todos os sujeitos envolvidos no processo; instrumentalizamos para a convivência em um mundo mais globalizado e conectado, por meio do uso de diversas mídias; estimulamos a cultura da pesquisa voltada não apenas240à práxis mas, alargando o horizonte através de uma visão holística; estimulamos a pesquisa dos problemas existentes nas atividades interdisciplinares.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.