MONITORIA DO PIBID NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

VANESSA NICOLAY CARDOSO, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: O atendimento educacional especializado deve ser complementar ao ensino regular e requer diagnóstico prévio das necessidades dos alunos nas atividades de sala de aula e uma análise do histórico desses alunos em escolas e salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) anteriores. Após esta análise, é organizado um planejamento com atividades e recursos pedagógicos que podem ajudar na construção de um conhecimento que atenda as eventuais necessidades desses alunos. Durante o primeiro semestre do ano de 2014, a atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul, na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich, orientada pela supervisora do PIBID/Escola Eliete Vogt, possibilitou diversas vivências de monitoria em uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para deficientes mentais. A professora Eliete é a titular da turma, com dois alunos (uma menina de 12 anos e um menino de 17 anos) durante as atividades realizadas no período da manhã. OBJETIVOS: O objetivo foi auxiliar a professora em seu trabalho e, em relação aos alunos, promover a aprendizagem de conhecimentos matemáticos voltados às quatro operações econtribuir no desenvolvimento da produção de leitura e escrita. METODOLOGIA: No decorrer do semestre, realizamos diversas atividades como auxílio de jogos e do computador. Vimos conteúdos envolvendo conhecimentos matemáticos, produções textuais, mapas, resolução de problemas, expressões numéricas, leitura de gibis com o auxílio da 223gibiteca do PIBID224, entre outras ações voltadas para atividades dinâmicas e participativas. RESULTADOS: Percebemos que os alunos participaram com entusiasmo e autonomia. Sua autoestima se elevou, o que pode ser comprovado através do entusiasmo com que estão participando das atividades na sala de recursos. Demonstraram avanços em todos os conteúdos trabalhados. CONCLUSÃO: Além de auxiliar a professora nas atividades propostas para alcançarmos estes objetivos, também foi possível compreender como funciona o planejamento e o relatório periódico elaborado quanto à frequência e o aprendizado de cada aluno que participa do AEE. Também foi possível entender como o AEE, infelizmente, ainda é visto como um 223reforço escolar224 pelos alunos e, com isso, muitas vezes, a sua importância no desenvolvimento social e afetivo é esquecido. Todas as crianças que estão nas escolas e os profissionais de educação também encontram certas barreiras e obstáculos no decorrer do seu percurso no processo ensino-aprendizagem, porém, enquanto educadores podemos ir em busca de outros caminhos, e de outras estratégias que nos possibilitem ajudar àqueles que não têm um universo de oportunidades tão amplo como o que temos.


PALAVRAS-CHAVE: Atendimento Educacional Especializado -Aprendizagem - Monitoria.


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