PROGRAMA DE OLHO NA QUÍMICA

CAMILA FRANCO MALIKOVSKY, CINTIA ELIZA MAHL, JOILSON DA ROSA BRITO, NÁDIA DE MONTE BACCAR, ANA LUCIA BECKER ROHLFES, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Introdução: As novas modalidades de informações e de conhecimentos são favorecidas pela revolução das comunicações e elas competem com o caráter cultural da instituição escolar. Os meios de comunicação produzem linguagens, conhecimentos, modos de vida, valores, entre outros, que desafiam a escola quer na sua função de transmitir conhecimento, quer no seu caráter socializador. Objetivo: Os bolsistas PIBID-QUÍMICA/Unisc, que atuam na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, na forma de oficina de aprendizagem, realizada semanalmente com alunos do nono ano, trabalharam com a ideia de comunicação e tecnologia aliada à educação, com o principio de chamar a atenção dos alunos, mostrando que a química pode ser estudada de maneira simples e divertida, preparando um programa de entrevista que foi denominado de 223De Olho na Química224. Metodologia: O programa consistiu em uma entrevista, sobre a evolução dos modelos atômicos, na qual os alunos viveram os renomados cientistas da época, desde Dalton, passando por Thomson, Rutherford até o modelo de aperfeiçoamento de Bohr. Em um primeiro momento foi realizado um estudo sobre os modelos atômicos no qual os alunos usaram livros, revistas e pesquisa na web, com a finalidade de elaborarem um roteiro com as falas dos cientistas. Após, foi solicitado aos alunos que escolhessem representar o cientista com quem mais tinham se identificado, bem como, um aluno para ser o apresentador. O programa ocorreu da seguinte maneira: o apresentador questionava os cientistas sobre suas teorias, suas pesquisas e resultados alcançados, em seus estudos sobre a partícula átomo. Estes, por sua vez, respondiam aos questionamentos como se fossem os próprios cientistas. Resultados: A partir da realização desta atividade, observou-se um maior interesse dos estudantes da oficina pelo estudo da química, uma vez que esta ciência foi-lhes apresentada de uma maneira mais divertida e descontraída. Foram tantos ensaios e tantas refilmagens que estes alunos alcançaram com êxito o objetivo de conhecer os modelos e a evolução da teoria do átomo, segundo avaliação da professora titular. Esta metodologia de ensino viabilizou o aprendizado concreto do aluno, para que com este conteúdo solidificado em seu saber, estes estudantes possam avançar em seus estudos de maneira eficiente. Conclusão: O uso de recursos midiáticos na educação só tem a acrescentar a essa geração conectada, pois o aluno costuma trabalhar melhor quando está fazendo algo que gosta e se identifica. Os bolsistas PIBID-QUÍMICA/Unisc visam fazer novas edições do programa 223De Olho na Química224 com conteúdos diferenciados, dando continuidade aos estudos de química do nono ano, uma vez que este despertou grande interesse e apresentou prestigio por parte dos alunos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.