FESTEJOS FARROUPILHAS: UNISC + GAÚCHA

GRAZIELLE BETINA BRANDT, CLARISSA DA SILVEIRA MOURA, EVERLYN BEATRIZ HANZEN, FRANCIELI FRITZEN, MAURICIO RAUBER, PEDRO AUGUSTO DREYER DE ANDRADE SILVA, CASSIANE DA SILVA RODRIGUES

Resumo


O projeto 223Festejos Farroupilhas: Unisc + Gaúcha224 foi desenvolvido no segundo semestre de 2014, na disciplina de Comunicação e Desenvolvimento Regional, do curso de Comunicação Social da Unisc, tendo como orientadora a professora Grazielle Betina Brandt. Foi pensado, considerando que, poucos sãos os eventos relacionados à cultura gaúcha, realizados dentro da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. O objetivo principal era desenvolver e fomentar a cultural regional gaúcha, na comunidade acadêmica da Unisc, através da Comunicação, utilizando métodos, conceitos e técnicas de comunicação integrada, sobretudo aquelas orientadas para o marketing cultural e comunicação institucional. Pensamos em marcar no calendário da Universidade a semana tida como mais importante para os Gaúchos, a Semana Farroupilha, desenvolvendo de 16 a 19 de setembro de 2013, atividades que integraram a comunidade acadêmica com a cultura gaúcha. As ações e estratégias foram desenvolvidas durante as atividades propostas na disciplina e foram duas semanas para a organização e preparação final do evento. Assim, organizamos o planejamento com criação de um resumo das propostas que seriam trabalhadas; descrição do processo de cada uma das pessoas envolvidas e suas tarefas; plano financeiro com orçamentos razoáveis; identificação de fontes de apoio e definição das atividades. Vale ressaltar que a 1ª Semana Farroupilha Gaúcha, de 1947, foi utilizada como base e referência para a elaboração das ações. Buscamos proporcionar atividades artísticas, sorteio de brindes, mateada, shows e também atividades culturais como exposições e palestras por se tratar de uma instituição de ensino. 240Levando em conta o fato de ser um evento acadêmico, solicitamos a aprovação e apoio dos departamentos e setores internos através da apresentação do pré-projeto com sugestões, mostrando o impacto regional que poderíamos obter a partir da realização das ações estabelecidas. Ao longo do processo de divulgação, utilizamos a integração dos conceitos e métodos do jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda. Obtivemos vários espaços gratuitos em veículos de comunicação da região do Vale do Rio Pardo e Taquari, dando visibilidade para o projeto e também para a Universidade. Diversos alunos, professores e funcionários elogiaram a iniciativa através das redes sociais, e-mails e presencialmente. Durante os quatro dias de atividades o Centro de Convivência da Universidade esteve lotado, e a participação da comunidade acadêmica foi bastante significativa e atingimos 226 sendo que os objetivos estabelecidos foram alcançados.


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