QUEM LIGA PARA A BIBLIOTECA ESCOLAR?

FATIMA DA COSTA SILVA, FERNANDO MULLER KREBS, ANGELA COGO FRONCKOWIAK, ELEMAR GHISLENI

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência 226 PIBID/UNISC visa a proporcionar a interação dos acadêmicos de licenciaturas com o ambiente escolar, o que ocorre por meio de monitorias, oficinas ou gestão participativa. No início deste ano, em reunião realizada entre bolsistas e supervisores, no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, nos foram oferecidas as três formas de atuação contempladas pelo programa. Levando em consideração que colegas nossas, do Subprojeto 3/Letras-Português, já haviam iniciado uma tentativa de reorganização de livros na biblioteca da escola no ano anterior e, diante da visível necessidade 226 constatada através de relatos, fotos e de nossas visitas ao local 226 de continuação e aprofundamento desse projeto, decidimos iniciar as atividades com a gestão escolar, mas sem descartar o desejo de realizarmos oficinas, tão logo algumas mudanças que julgamos fundamentais no espaço da biblioteca sejam concretizadas. O principal obstáculo que encontramos foi uma enorme quantidade de livros didáticos 226 tanto antigos, sem uso, quanto recentes, sobras do material enviado pelo governo 226, acumulados nas prateleiras ou empilhados pelos cantos e corredores. Esse expressivo volume de livros pouco ou nunca utilizados ocupa uma área muito grande da biblioteca e acaba inviabilizando que esta se caracterize como um cenário atraente para os estudantes. Partimos da ideia de que é muito difícil (quase impossível) cativar e atrair alunos para o universo da leitura sem o oferecimento de um ambiente organizado, que facilite a visualização e o acesso às obras, e que seja, ao mesmo tempo, um lugar agradável, acolhedor e 223luminoso224, capaz de proporcionar aos educandos uma sensação de bem-estar nos momentos de ida à biblioteca. Acreditamos que a busca por livros, revistas ou demais materiais não possa ser o único propósito da relação entre os jovens e a biblioteca, mas que esta 226 e talvez isto seja tão importante quanto a procura de textos 226, também se constitua como um espaço para visitas despretensiosas, nas quais os discentes possam dar início ao estabelecimento de vínculos lúdicos com o local, sem a pressão da escolarizada obrigatoriedade da leitura. Um espaço não pode ser considerado somente em seus aspectos físicos, pois ele abriga, também, potencialidades subjetivas, capazes de redimensionar o tempo e alterar a receptividade anímica de seus frequentadores. Para que isto aconteça, julgamos ser de fundamental importância a reconfiguração desse ambiente tão endeusado no discurso, mas que, na prática, na grande maioria dos casos 226 pois constatamos a mesma situação em diversas escolas estaduais do município 226, encontra-se à beira do total abandono. O que apresentaremos neste trabalho são as principais percepções e reflexões que tivemos ao longo de nossa atuação no Colégio Luiz Dourado, enquanto empenhados no projeto de reorganização da biblioteca, para que esta possa se tornar, ao invés de um mero local de armazenamento de livros, um verdadeiro espaço para o acontecimento do lúdico 226 com seus jogos, tensões, seriedades, prazeres 226 e, consequentemente, do incentivo à leitura.


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