RÁDIO: UM MEIO DE CONSTRUIR, RECONSTRUIR E COMPARTILHAR CONHECIMENTO

ANTONIO ANDRE FERREIRA LOPES, JULIA RODRIGUES VALENTE, ELEMAR GHISLENI, ANGELA COGO FRONCKOWIAK

Resumo


Como participantes do Projeto Letras Português do PIBID/UNISC, de março a agosto do corrente ano, estamos atuando na E.M.E.F. Santuário, desenvolvendo atividades com alunos do 8º e 9º anos. Nesta apresentação, relataremos nossas vivências ao longo das oficinas.240 Em parceria com um dos supervisores do projeto na escola, decidimos abraçar uma antiga ideia, deixada de lado pela 240instituição há aproximadamente dois anos: reativar a rádio escolar. Concordamos com a proposta, uma vez que as atividades de uma rádio favorecem muito o processo de aquisição do conhecimento, pois instigam os alunos à pesquisa (novos aprendizados), à busca por informações precisas (investigar a veracidade da notícia), a trabalharem essas informações com objetividade e síntese, além de incentivarem os processos de aperfeiçoamento da oralidade. Outros aspectos trabalhados nas oficinas são a dicção, a desinibição e o contato com o improviso. As atividades radiofônicas iniciaram com um grupo de quatorze alunos, nove meninos240 e cinco meninas, que batizaram a rádio de 223Estação Show Santuário224. As oficinas acontecem nas sextas-feiras, das 13h30min às 15h. A transmissão da rádio tem uma duração de quinze minutos, sendo este o horário de intervalo da escola. 240Dois alunos, um menino e uma menina, comparecem espontaneamente para fazer a apresentação. As matérias selecionadas são previamente corrigidas e 240colocadas no ar após um ensaio, que tem por objetivo tranquilizá-los com relação à fala. Há também o espaço para os alunos240 colocarem músicas 240e assim complementar 240a programação da rádio. A combinação feita é de que elas só podem ser reproduzidas se tiverem uma mensagem com significado positivo para passar aos ouvintes. 240Em algumas ocasiões, fazemos a gravação de todas as possíveis matérias que serão anunciadas na rádio e deixamos que eles mesmos escutem quaisquer erros na fala. As matérias dizem respeito às informações pertinentes à rotina da escola (recados), informes de utilidade pública para a comunidade local, músicas e manchetes da semana. Ao longo das oficinas, observamos que houve um avanço na integração dos alunos com o projeto proposto. Os participantes se mostraram interessados e dispostos a trabalhar uns com os outros, sempre buscando melhorar a comunicação escrita e falada. Acreditamos que as oficinas são momentos em que nossa preocupação está direcionada em atingir as três metas a que nos propusemos: (a) levar conhecimento (que chega aos alunos através das leituras de matérias apropriadas para transmissão); (b) apresentar notícias cujo teor não seja simplesmente cópia, reprodução de matérias já veiculadas na imprensa e, sim, uma produção dos alunos (reescrita da notícia com palavras próprias), que conta com a correção do texto feita pelos pibidianos; (c) treinar a pronúncia correta das palavras, favorecendo uma boa dicção, indispensável para um bom locutor. Manifestamos interesse em apresentar este trabalho no SEE (Salão de Ensino e de Extensão) porque consideramos que as atividades com a rádio constituem uma forma diferenciada de produção do conhecimento, fugindo ao modelo padrão da escolarização formal, proporcionando, de maneira lúdica, o compartilhamento do conhecimento.


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