ANÁLISE INSTITUCIONAL: UM OLHAR SOBRE AS SALAS DE ESPERA DE UM HOSPITAL DO VALE RIO PARDO

JERTO CARDOSO DA SILVA, CAROLINE RIBEIRO DA SILVEIRA, JESON ANDRE THEISEN, JULIANA ROTH, ALINE BADCH DA ROSA

Resumo


Introdução: O presente trabalho apresenta uma análise institucional, na qual se buscou entender e compreender as representações/experiências que funcionários e familiares possuíam sobre a sala de espera, sendo esta uma atividade do estágio curricular em Psicologia. Ele está sendo realizado num Hospital de Referência do Vale do Rio Pardo e as observações iniciaram-se em abril de 2014, e se estenderão até o final do presente ano. O tema da Análise Institucional é240apresentar um olhar mais crítico em relação às salas de espera do nosso campo em análise. Objetivo: O trabalho visa problematizar e questionar o instituído na dinâmica de trabalho, possibilitando que a própria instituição seja a propulsora de sua auto-análise e autogestão. Metodologia: A metodologia utilizada foi a observação da rotina de trabalho, assim como o espaço físico e quem o frequenta, além de conversas com alguns profissionais que atuam nas alas que possuem salas de espera. Os dados obtidos com nossas observações foram analisados à luz da Política Nacional de Humanização, além do referencial teórico da Análise Institucional. Resultados: Para se fazer uma observação dos campos a serem analisados no referente trabalho, buscamos entender o que o ambiente da sala de espera proporciona, revela e240 quais as principais emoções que afloram nas pessoas que dela usufruem. A partir deste entendimento, buscamos correlacionar as teorias existentes com o que observamos durante o nosso estágio e também nas conversas realizadas com profissionais do hospital. As mesmas foram focadas principalmente em profissionais mais antigos, para que eles relatassem como eram as salas de espera do Hospital há alguns anos e como é hoje. Assim, pudemos compreender que as questões debatidas em relação às salas de espera estão atravessadas pelo funcionamento da organização como um todo. Desse modo, optou-se por um percurso de análise que parte da compreensão dos pressupostos da Política Nacional de Humanização às suas interfaces com o funcionamento do Hospital, bem como percebemos os sentimentos e as necessidades das pessoas que permanecem nesse espaço de espera, com o objetivo nesse contexto de melhorar a qualidade e a eficácia dos serviços prestados. Conclusão: Para concluir essa observação inicial, conseguimos elencar possibilidades de intervenção frente ao que foi observado. A sala de espera, até o momento, que mais necessita de atenção e cuidado, por tudo que envolve o campo de intervenção, foi a da UTI-Adulto. Ela é um local onde as pessoas se encontram em maior sofrimento, por ter um familiar em estado crítico de saúde. Por muitas vezes, os familiares ficam sem informação, ou essa é repassada, mas de uma forma muito técnica, sem entendimento por parte dos mesmos.240


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