DEU BRANCO E AGORA? - GRUPO DESENVOLVIDO NO NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO 226 NAAC/UNISC

RAQUEL RIBAS FIALHO, CATIANA CARINE MULLER, JULIANA PRASS

Resumo


O NAAC - Núcleo de Apoio Acadêmico atende aos alunos da UNISC 226 Universidade de Santa Cruz do Sul e, neste local, a Psicologia oferece diversos serviços, que iniciam com um acolhimento, através da escuta das demandas dos usuários. O atendimento psicológico pode ser individual, como psicoterapia breve e focal ou em grupo, através de grupos de apoio formados por estudantes que se identificam com a temática abordada. O trabalho em grupo permite atender um maior número de pessoas, focando em temas e realizando atividades que possam amenizar o sofrimento psíquico daqueles indivíduos, além de promover momentos de reflexão, que favorecem o autoconhecimento e o entendimento das dificuldades no âmbito acadêmico. O presente trabalho foi realizado no NAAC, no primeiro semestre de 2014, atendendo uma das atividades do local e de acordo com o Estágio Integrado em Psicologia. O objetivo deste grupo foi proporcionar um espaço240em que240os estudantes pudessem conhecer mais sobre o tema memória, refletir e conversar240à respeito da dificuldade de memorização, principalmente na vida acadêmica, possibilitar um autoconhecimento sobre suas dificuldades e medos, oferecer um espaço de escuta de si e do outro, além de possibilitar o dar-se conta da dificuldade de memória na vida do sujeito como um todo. A divulgação do grupo ocorreu através de cartazes fixados em murais da universidade e e-mail institucional enviado aos alunos, que puderam se inscrever diretamente no NAAC. O grupo contou com 14 participantes inscritos, foram realizados 5 encontros, que aconteceram semanalmente, com duração de uma hora e trinta minutos, sempre observando o planejamento realizado anteriormente. Como proposta de trabalho, foi escolhido o tema memória, considerando que muitos acadêmicos atendidos no local relatam dificuldade para memorizar conteúdos para provas e apresentação de trabalhos, e também após sugestão do supervisor de estágio, pois esta problemática acaba interferindo o rendimento de muitos alunos. Ao longo dos encontros, muitas atividades foram articuladas, como por exemplo: slides com fundamentação teórica sobre o tema, atividades práticas com exercícios de memorização, fala do sujeito, exercício de escuta, explanação de ideias e sentimentos, com o intuito de integrar os participantes, promover um ambiente facilitador para a expressão espontânea e troca de vivências. Ao final dos cinco encontros, foi possível perceber que os alunos que permaneceram no grupo se identificaram com a temática, se envolveram nas atividades e relataram que os encontros tiveram muitos aspectos positivos. Com as atividades, os alunos tiveram a oportunidade de perceber melhores formas de memorização, quais as suas maiores dificuldades quando estão estudando para provas e trabalhos, possibilitando encontrar alternativas para estes momentos. Sendo assim, percebemos que este trabalho nos despertou diversas reflexões sobre a prática grupal e as atividades realizadas favoreceram um melhor rendimento dos alunos ao longo de sua vida acadêmica.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.