PROJETO MEMORIAL ESCOLA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: DESENVOLVENDO A PRÁTICA COM A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL

FRANCIELE RIBEIRO RODRIGUES, JOICE CRISTIANE MACHADO, NATALIA BEHLKE FARIAS, MOZART LINHARES DA SILVA, GLAUCIA MARIA ETGES

Resumo


O presente trabalho relata a pesquisa em andamento realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, no Subprojeto de História, desenvolvido na240Escola de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário.240Tem240como objetivo a investigação da história dos vinte e três anos do educandário, seus projetos, números de alunos e funcionários, a ampliação de sua infraestrutura e a mudança do perfil socioeconômico do bairro com a vinda da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC -240para as proximidades. A pesquisa foi um pedido da escola que desejava comemorar o aniversário do local.240O liceu tem contribuído de maneira significativa e tem mostrado abertura para com os pesquisadores. Primeiramente, foram averiguados os arquivos e documentos dispostos no almoxarifado e secretaria da escola. Após percebeu-se que apenas tais documentos seriam insuficientes para investigação plena, então foi discutido com a direção e coordenação a possibilidade da pesquisa ser feita através de relatos orais de ex-alunos e atuais, ex-diretores, moradores do bairro, comunidade em geral e funcionários. Para que240 houvesse participação dos alunos os mesmos foram convidados em sala de aula, tanto no ensino fundamental quanto o médio. Os primeiros serão responsáveis pela entrevista, que será feita em formato de coletiva de imprensa e os segundos pela transcrição da mesma, ocorrerá de tal maneira porque foi avaliado junto a coordenação a maturidade dos alunos para realização das tarefas. Também serão observadas notícias ocorridas na jornal Gazeta do Sul, durante os240 vinte e três anos da criação da escola. Um problema observado é a mudança do perfil do bairro e, com isso, a mudança dos moradores originais, logo esta parte da pesquisa deverá ser feita de casa em casa identificando e catalogando a data em que os residentes vieram para o local, sua visão e perspectivas. Durante a inquirição se buscará fazer uma outra pesquisa, que busca verificar240o número de alunos negros e o uso de políticas afirmativas, utilizando os arquivos de matrícula da escola, que tem como objetivo trabalhar concomitante ao memorial para a identificação do uso ou não da política de cotas. A metodologia adotada será a averiguação de material impresso e as entrevistas, tudo será catalogado e digitalizado para que tanto o educandário quanto os alunos possam dispor do material. Conclui-se até o presente momento que a investigação é de grande valia para todos os setores da escola e para os bolsistas do Programa,240diretores, professores e funcionários, os quais240conhecerão a história da escola e os resultados de sua inserção para comunidade. Os bolsistas participantes do PIBID terão uma experiência dentro da área da pesquisa que é tão importante ao curso de História.240


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