GRUPO DE ANSIEDADE REALIZADO NO NAAC PARA ACADÊMICOS NA UNIVERSIDADE

RAQUEL RIBAS FIALHO, CAROLINA SCHNEIDER, JOSIANE CORREA SOARES

Resumo


Este estudo é um relato de experiência a partir de um grupo realizado com estudantes dentro do NAAC - Núcleo Apoio Acadêmico da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. O NAAC oferece grupos todos os semestres com o propósito de auxiliar os acadêmicos em questões pontuais, que, se vivenciadas em grupos, podem ser melhor elaboradas. Este trabalho refere-se à um grupo de ansiedade realizado no primeiro semestre de 2014, no Núcleo de Apoio Acadêmico. Para o desenvolvimento do grupo, foi primeiramente pensado no aporte teórico das grupoterapias. Desta forma, levamos em consideração a dimensão dos grupos, na qual cada indivíduo adquire uma identidade grupal, ou seja, comum a todos e, a partir disso, consegue perpassar entre suas angústias, fantasias, ansiedades e identificações. Este espaço possibilita ao indivíduo desenvolver a fala e compartilhar seus medos e angústias e consequentemente, receber apoio dos demais. Além disso, sabe-se que em grupoterapias o apoio entre os participantes é um fenômeno comum e de extrema importância, pois dá ao indivíduo a possibilidade de não se sentir excluído socialmente e perceber que sua condição é comum entre os demais. Então, para dar corpo ao grupo, um plano foi construído para cada um dos cinco encontros realizados. A etapa subsequente foi o envio do e-mail com o convite para os acadêmicos participarem desta atividade, além de cartazes que foram fixados em pontos estratégicos da universidade. Neste convite foi explanado o dia, o horário e a temática, bem como a forma de inscrição. Para que os acadêmicos tivessem acesso à atividade, foi pedido que entrassem em contato com o NAAC, onde deveriam fazer a inscrição prévia sem custo. Nos encontros trabalhou-se dinâmicas de grupo sobre o tema da ansiedade e o desenvolvimento da fala, além do encorajamento para que os participantes consigam se expor e pratiquem o exercício da escuta. Ademais, técnicas de relaxamento foram utilizadas como forma de diminuir a tensão inicial dos encontros. Com o propósito de auxiliar os alunos a desenvolverem habilidades para lidar com a ansiedade, o grupo obteve como resultado o autoconhecimento dos participantes. Além de ser um espaço de escuta mútua entre eles, este grupo proporcionou ainda maior desenvolvimento de expressões, sentimentos e sintomas comuns a muitos participantes. Concluímos a partir da realização do grupo, o quanto foi benéfico o desenvolvimento da fala dos participantes como forma de auxiliar tanto na vida profissional/acadêmica como na vida pessoal dos mesmos.240240240240240240240240


Apontamentos

  • Não há apontamentos.