PIBID :PROPORCIONANDO O ENRIQUECIMENTO DA PRÁTICA DA DOCÊNCIA

FABIELE MONTE BLANCO DINIZ, FRANCIELE RIBEIRO RODRIGUES, MOZART LINHARES DA SILVA, MARIA LIEGE BARBOSA DE OLIVEIRA

Resumo


O presente trabalho relata experiências vividas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID UNISC dentro do Subprojeto História na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio no município de Santa Cruz do Sul. O objetivo principal é relatar o dia-a-dia vivenciado pelas bolsistas do PIBID dentro de oficinas realizadas com alunos dos sextos e sétimos anos e após sua troca para a intervenção dentro de sala de aula no sexto ano na matéria de História. A mutação ocorreu para que as docentes vivessem a rotina de um professor, sua realidade, a delicadeza de sua função, a parte teórica da profissão e também a parte burocrática. A primeira participação ocorreu em forma de oficina, onde o tema a ser trabalhado era escolhido junto aos participantes da oficina, a segunda ocorria dentro da sala de aula, junto a 240professora da matéria, com conteúdo já definido, mas com métodos construídos entre docente e bolsistas. 240A vivencia foi de extrema importância pois as alunas puderam perceber o quão é complexo o exercício da função da licenciatura, puderam também conhecer as vivências de seus alunos, da professora da classe e da comunidade a qual o liceu está inserido. As oficinas tiveram duração de três meses e a intervenção durou cinco meses. Durante o período em que as alunas participaram da intervenção foi prazeroso e enriquecedor, pois tiveram a possibilidade de construir conhecimento junto a classe, assim como também de participar da correção de avaliações, crescimento acompanhado de cada um dos vinte e seis alunos, a dinâmica entre educador e educando, assim como apresentações e criações artísticas desenvolvidas ao longo dos meses. As metodologias adotadas eram variadas como o uso de data show, a exposição de cartazes, a confecção de maquetes e o uso do livro didático. Sempre ao final de cada aula a supervisora encontrava-se com as 223pibidianas224 participantes do projeto para elogiar, apontar falhas e apresentar soluções, as reuniões foram de grande valia pois as mesmas auxiliavam as discentes na prática da docência. Outro quesito que merece atenção é que durante a realização do projeto existiu um cumprimento do que realmente é exposto como objetivo do PIBID. Para os discentes do sexto ano a didática proporcionada trazia uma construção mais ampla e de qualidade de conhecimento. As conclusões ao final da intervenção foram positivas, visto que as bolsistas puderam ter duas experiências como a oficina onde se tem a liberdade de tema e a intervenção na qual se acompanha a rotina do professor, a construção de planos de aula, metodologias e avaliações. Outro dado de extrema importância foi o aumento de aprovação dos alunos após a participação das bolsistas em sala de aula.


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