AÇÕES DISPOSITIVAS NA INTERLOCUÇÃO ESPIRITUALIDADE E UNIVERSIDADE
Resumo
Introdução- A temática espiritualidade/religiosidade vem sendo cada vez mais abordada na sociedade. Consideramos que, dialogar sobre as vivências dessas instâncias é de suma importância para que possamos compreender os sujeitos em toda sua complexidade e integralidade. Metodologia-240 O método utilizado foi a roda de conversa, que compreende uma linha de análise qualitativa dos dados, logo, não generalizável e com pequenos grupos amostrais. Objetivo- O projeto envolve dialogar com a comunidade de Santa Cruz do Sul e região a respeito das apropriações que uma parcela do público idoso e adolescente fazem das práticas religiosas, de como vivenciam a dimensão da espiritualidade e de como essas instâncias articulam-se entre si e inserem-se na vida dessas pessoas, dando sentido as suas experiências nos processos de vida e de morte. Principais resultados226 Até o momento as seguintes etapas e atividades foram realizadas: pesquisa bibliográfica e estruturação de banco de dados, pesquisa de mídias-visuais, contato com instituições religiosas na tentativa de mapear as estratégias de ações direcionadas à comunidade em geral, rodas de conversa com idosos e com estudantes de escola de zona urbana e rural.As rodas de conversa realizadas com cerca de 30 alunos divididos em dois grupos de uma escola estadual de zona rural no distrito de Monte Alverne, trouxeram dados relevantes acerca dos jovens de 14 aos 18 anos que habitam essa comunidade. Contudo, cabe ressaltar que esses jovens refletem especificidades de uma localização afastada do centro urbano de Santa Cruz do Sul, cerca de 26 km, e como relatado pelos mesmos e pela professora, muitas coisas que são vivenciadas 223na cidade222222, não fazem parte desse cotidiano. Esses adolescentes têm oportunidades restritas de estabelecerem diálogos com outras religiões que não sejam o catolicismo e o evangelismo, pois nessa região existem apenas esses dois tipos de instituições religiosas. Evidencia-se porém, nesses alunos, um efeito da globalização (pela informação via mídia, escola etc.) produzindo contato com outras culturas e práticas religiosas, além de uma ruptura entre as gerações. Outra fator parece ser o papel de conscientização que atribuem as instância religiosa/espiritual em oposição à um papel de resignação. As atividades realizadas no grupo da terceira idade, assim como as que são feitas com os adolescentes, estão em continuidade até o fim do ano, num total de 10 encontros. Em tais atividades são trazidas ao grupo, em forma de dispositivos como filmes, dinâmicas e diálogos, temáticas possíveis de reflexão sobre a relação entre espiritualidade, religião e suas formas de agir, pensar, sentir. Dentre os temas trabalhados estão os vínculos familiares, saúde e doença, qualidade de vida, resiliência, vida e morte, entre outros. O grupo é composto por oito integrantes, todas mulheres, e seu acontecimento ocorre quinzenalmente. A partir dos encontros já realizados, pode-se perceber que, todas participantes trazem em seus relatos de vida, as questões espirituais, não tanto como a prática religiosa em si, porém, bem mais caracterizada pelas ações de solidariedade, de ajuda ao outro, de amor ao próximo, principalmente à família. Conclusões- Devemos enfatizar que essas percepções são apenas iniciais, diante da análise de todo processo. A diferença como jovens e idosos se relacionam com a religião e a espiritualidade já é perceptível, assim como variações existentes em zonas urbanas e rurais.
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