QUALIFICAÇÃO DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

ADOLFO EISENHARDT ISER, JAIRO BREUNIG

Resumo


240240240Nos dias de hoje com um mercado cada vez mais exigente, fica evidente a busca por qualificação do trabalhador tanto adulto quanto o jovem. É fato que no Brasil trabalha-se mais e planeja-se bem menos do que deveríamos. Exige-se cada vez mais a implementação de políticas públicas voltadas, principalmente, aos jovens. Nosso trabalho é voltado para o grupo social de jovens em que a vulnerabilidade social e más condições socioeconômicas que impossibilitam a busca desta qualificação. Há uma dificuldade enorme de os jovens nessas condições conseguirem inserir-se no mercado de trabalho e obterem, desta forma, uma renda merecida e obtida de forma lícita, agravando assim diretamente o processo de integração com a sociedade. A extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul em parceria com escolasde bairros atendidos pelo Núcleo de Ação Comunitária (NAC) ocorre desde o mês de abril e continua em andamento na Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, e no segundo semestre uma segunda turma será iniciada naEscola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Guilherme A. O. Hildebrand, onde foi detectada uma necessidade maior de oportunidades para os jovens, que estão mais suscetíveis a marginalização da sociedade do que outras escolas trabalhadas. 240Neste projeto de extensão buscamos integrar estes jovens no mercado de trabalho por meio de um curso na área de vendas. O método utilizado é de aplicação de estratégias diferenciadas de ensino e treinamento, de acordo com a atividade ou necessidade. São realizadas também aulas expositivas e dialogadas, com utilização de quadro e slides, apresentações de vídeos, dramatizações de processos de venda com filmagens destas para posterior auto-análise de desempenho, exercícios e, nos intervalos, atividades esportivas para descontração e integração. Após a parte teórica do curso os jovens serão conduzidos para um estágio prático em empresas e encaminhamento de alunos para oportunidades de emprego e para o projeto 223Menor Aprendiz224. Os resultados parciais foram satisfatórios, observou-se que houve impacto social positivo perceptível no decorrer das aulas, pela mudança de comportamento dos jovens, pelos sinais de amadurecimento e comprometimento, e melhoria da participação em aula e na convivência no grupo. A partir deste pensamento, observamos o beneficiamento da comunidade, pois o projeto visa auxiliar na geração de emprego, renda e, até mesmo, na redução do risco de que estes jovens estivessem futuramente envolvidos com drogas, ou fossem aliciados ao crime.


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