AUTISMO: REALIDADE E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

LUIS SERAFIM DE MAGALHAES, RENATA BITTENCOURTE DE OLIVEIRA, SAMARA BITTENCOURT BERGER, SAMARA BITTENCOURT BERGER

Resumo


A proposta deste projeto surgiu diante da responsabilidade social da Educação Física, como componente curricular inclusivo,240em que240não se concebe mais pensar a Educação Física adaptada desvinculada da educação geral de pessoas com necessidades educativas especiais e as contribuições significativas, especificamente com diagnóstico de autismo, através da construção de momentos pedagógicos estruturados em ambientes e materiais que favoreçam as manifestações sócio-afetivas. O tema proposto tem como foco central atender a necessidade de trabalhar a corporeidade de pessoas com diagnóstico de Autismo, através de estímulos lúdicos, psicomotores, estimulando o convívio social, criando situações de interação, com metodologias relacionais que provoquem descubram e explorar as 'eficiências' do autista como um caminho, uma possibilidade para o seu desenvolvimento. O presente trabalho é fruto das discussões geradas com o grupo "Luz Azul", de Santa Cruz do Sul, que atende estuda crianças com diagnóstico de Autismo. O projeto ora apresentado vai de encontro,240especialmente,240às Políticas Públicas de Inclusão Social, atendendo a um público de discentes e familiares. Estes grupos poderão beneficiar-se diretamente com o processo e o produto final do trabalho repercutirá socialmente. O Projeto tem como objetivos aplicar sessões de Educação Física, utilizando metodologia ativa e relacional em crianças com diagnóstico de Autismo, no município de Santa Cruz do Sul, buscando através das habilidades motoras, o desenvolvivemnto240de habilidades sócio-afetivas. Conhecer e descrever os efeitos, das sessões aplicadas, no comportamento dos participantes e seu reflexo nos ambientes que participa no cotidiano (família, escola e etc.). Auxiliar familiares, professores, cuidadores na compreensão da importância da Educação Física no trabalho de socialização com desafios lúdicos ativos relacionais através da: ginástica, jogos, brincadeiras, danças e brinquedos, teatro. A metodologia consiste em aplicar sessões de Educação Física com a duração de 60 minutos, considerando neste tempo, a recepção dos participantes e o tempo engajado nas atividades propostas. As sessões terão caráter relacional e ativo que se caracteriza pelo encorajamento na resolução de problemas, utilizando habilidades psicomotoras fundamentais, diálogo afetivos corporais através de jogos, brincadeiras, atividades rítmicas e expressivas, ginástica. Ainda é cedo para termos conclusão, pois o projeto está em andamento, mas percebem-se através das observações feitas por fotos, filmagens, conversas e acompanhamento dos pais, avós e cuidadores o alcance dos objetivos conquistados pelas crianças a cada sessão, também conversamos sobre o progresso das crianças em reuniões realizadas mensalmente.240


Apontamentos

  • Não há apontamentos.