RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO VIVÊNCIAS DE IMERSÃO COMUNITÁRIA

SHARYEL BARBOSA TOEBE, IURI JOÃO AZEREDO, JULIO BERNARDES, ANA JÚLIA UNES, LETICIA KARINE MARQUESAN, LUCIANA SILVEIRA CHAGAS, GRACIELA NEGRINI

Resumo


INTRODUÇÃO: O Projeto Vivências de Imersão Comunitária (VICom) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) é uma proposta que surge a partir de outros dispositivos, como o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), na perspectiva de aproximar a formação das reais necessidades comunitárias. O VICom realiza-se em parceria com a Prefeitura Municipal de Itati, entidades comunitárias, órgãos públicos, envolvendo também a coordenação do campus da Unisc, no Litoral Norte. Além do VER-SUS, o Projeto Rondon, vinculado ao Governo Federal, foi utilizado como referência, mas diferente da atuação nacional em comunidades distantes do Rio Grande do Sul, o projeto da Unisc busca não se afastar das comunidades das áreas da sua abrangência geográfica, cumprindo, assim, suas funções de instituição universitária comunitária dedicada ao desenvolvimento regional. OBJETIVOS: Nesse sentido, o VICom é uma iniciativa, que parte das acadêmicas, de inserção intensiva, que busca despertar potencialidades comunitárias, superando adversidades nas áreas social, cultural e econômica, influenciando e englobando toda a universidade. METODOLOGIA: Considerando a importância de espaços de construção coletiva de conhecimento, a metodologia compreende três etapas: uma primeira, visita ao município, para reconhecimento do mesmo e das autoridades; uma viagem precursora, com duração de quatro dias, para aproximações do grupo de estudantes com as rotinas, as limitações e potencialidades locais; e o período de imersão comunitária, previsto para janeiro de 2015. Nas duas primeiras etapas, já experienciadas como forma piloto do Vicom, reuniões e visitas a famílias de agricultores ecológicos, grupo de idosos, de atividades terapêuticas com mulheres, organizações econômicas associativas, debates com agentes de saúde e outros profissionais da área de saúde e assistência social, além de audiências com técnicos e autoridades municipais, foram algumas das atividades realizadas pela equipe, totalizado cinco dias e 10 componentes da Unisc, sendo seis estudantes do curso de Odontologia e dois de Psicologia. A psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social de Itati (CRAS), esteve acompanhando e orientando as ações do grupo.240 A visitação a produtores e organizações rurais contou com o apoio de técnicos locais da Emater/RS. A equipe foi coordenada por um docente do Departamento de Ciências Humanas, com o apoio da Assessoria de Relações Comunitárias e supervisão da coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitária da Unisc (Proext). RESULTADOS: Com a metodologia empregada, o resultado que se teve é uma melhor e mais adequada visualização dos pontos a serem trabalhados com a comunidade de Itati. Foi possível conhecer melhor a localidade, suas potencialidades e dificuldades, refletindo sobre o que pode ser construído conjuntamente, visando melhorias à população e ao município como um todo, tornando-o mais atrativo tanto para os moradores como para os turistas, desfrutando as características naturais, sociais e culturais locais. CONCLUSÃO: As experiências obtidas no VICom, até o momento, foram muito ricas, na medida que nos possibilitaram reflexões sobre problemáticas comunitárias e da própria trajetória acadêmica, o que evidencia o quanto as experiências de extensão nos afetam e marcam nossas formações, ampliando a visão de mundo e da corresponsabilidade.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.