IDADE MOTORA DOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL 226 RS
Resumo
Introducao: O Projeto Piracema: Natação para Portadores de Necessidades Especiais é um projeto da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em parceria com Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), é realizado desde 1984 e atende aos alunos com diferentes patologias. O desenvolvimento motor é caracterizado por mudanças que ocorrem ao longo da vida de um indivíduo, resultado da interação e necessidade de sua biologia, da tarefa e condições de ambiente. A participação nas atividades motoras é um modo efetivo de reforçar as habilidades essenciais ao raciocínio e a aprendizagem dos conceitos acadêmicos. Dependendo do atual nível de desenvolvimento motor que o indivíduo se encontra, deve ser realizada uma intervenção planejada a fim de ajustar, ou mudar a evolução continuada do desenvolvimento. Essas mudanças podem ocorrer em várias escalas de tempo como em uma mudança em curto, médio e longo prazo. Objetivo: O objetivo do projeto é promover de exercícios físicos aquáticos para que os alunos ampliem seu repertório motor em meio líquido, 240os sujeitos sem deficiência normal apresentam idades motoras relativa às suas idades cronológicas, sendo assim, esse estudo tem como objetivo verificar a idade motora de pessoas portadoras de deficiência mental em diferentes níveis, participantes do Projeto Piracema. Metodologia:240Participaram da pesquisa 39240pessoas portadoras de Deficiência Mental, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 43 anos. Foram aplicados os protocolos de alguns dos testes da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposto por Rosa Neto (2002), dentre os quais selecionamos os que poderiam ser realizados pelos sujeitos. Resultados: 240Motricidade Fina e Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal/Rapidez, Organização Espacial e Linguagem/Organização Temporal. Pelos resultados obtidos verificamos que, na motricidade fina, os sujeitos apresentaram 4,4±2,3 anos, na motricidade global 4,0±1,9 anos, no equilíbrio 3,0±1,5 anos, no esquema corporal/rapidez 3,6±1,2 anos. O Esquema Corporal é a organização das sensações relativas de seu próprio corpo em relação com os dados do mundo exterior, pode ser definido, no plano educativo, como a chave de toda a organização da personalidade e sua elaboração segue as leis da maturidade, céfalo-caudal e próximo, na organização espacial 4,1±1,8 anos e Linguagem/Organização Temporal 3,3±1,7 anos. Conclusão:240É interessante observar que, apesar das limitações impostas pela deficiência, os portadores de necessidades especiais apresentam competências que devem ser estimuladas, sendo fundamental envolvê-los tanto em atividades relacionadas às capacidades que obtiveram resultados negativos como aquelas que apresentaram resultados positivos, buscando sempre o enriquecimento do repertório motor. 240Concluímos que os sujeitos dessa pesquisa apresentam padrão motor bastante inferior a sua idade cronológica. A partir desses resultamos serão realizadas adequações no planejamento e organização dos exercícios proporcionados a esses sujeitos, nas sessões aquáticas do Projeto.
Apontamentos
- Não há apontamentos.