ESTABILIZAÇÃO DE SOLO COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND: ANÁLISE DE RESISTÊNCIA MECÂNICA PARA APLICAÇÃO EM OBRAS VIÁRIAS
Resumo
Os solos que apresentam bom desempenho em camadas de pavimentos viários são abundantemente empregados. Porém, sua restrição encontra-se associada à ausência deste material em algumas regiões, gerando custos para transportá-lo até seu local de aplicação, o que acaba inviabilizando seu uso. Devido a isto, o emprego do melhoramento de solo, através da alteração de suas propriedades geotécnicas, é considerado uma opção cada vez mais atrativa, pois apresenta eficiência em seu desempenho, viabilidade econômica e ambientalmente favorável. Considerando esses aspectos, muitas vezes, torna-se necessário o melhoramento de solo para que se possa utilizar solos predominantes nas regiões de sua aplicação, sem gerar custos desnecessários com transportes. A estabilização de um solo é considerada a modificação de suas características a fim de se obter propriedades de longa duração e, se caracteriza pelo aumento de sua resistência à deformação e ao deslocamento quando sujeitos a forças de cargas aplicadas. Desta forma, a técnica de melhoramento de solo com adição de cimento Portland apresenta-se como uma boa alternativa por aumentar sua resistência mecânica e viabilizar seu uso em obras viárias. A presente pesquisa abordará o melhoramento de solo através de adição de cimento Portland para que seja eficaz sua aplicação em obras viárias, assim como a verificação de seu ganho de resistência à tração. Neste contexto, o presente trabalho busca aprimorar o conhecimento sobre melhoramento de solos através de adição de cimento Portland, assim como verificar, através de ensaio de determinação de resistência à tração indireta, se esta técnica resulta em um aumento de resistência mecânica. Como principais resultados apresentam-se o aumento de resistência mecânica, durabilidade, maior desempenho e viabilidade da implantação da técnica em obras viárias. A metodologia utilizada caracteriza-se como pesquisa experimental, pois visa através de ensaios experimentais, realizar o melhoramento de solo, e assim determinar sua resistência à tração, e também como pesquisa bibliográfica, apresentando e relacionando definições e descrições de propriedades e características imprescindíveis para o desenvolvimento deste trabalho. Em virtude da grande busca de se encontrar resistências satisfatórias em solos considerados geotecnicamente fracos, através de soluções economicamente viáveis, conclui-se que a estabilização de solos através da adição de materiais cimentantes apresenta-se como uma boa alternativa, conduzindo estruturas de pavimentações viárias com bom desempenho, durabilidade e baixo custo.
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