ESTABILIZAÇÃO DE SOLO COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND: ANÁLISE DE RESISTÊNCIA MECÂNICA PARA APLICAÇÃO EM OBRAS VIÁRIAS

JOAO RODRIGO GUERREIRO MATTOS, BRUNA BUENO MARIANI

Resumo


Os solos que apresentam bom desempenho em camadas de pavimentos viários são abundantemente empregados. Porém, sua restrição encontra-se associada à ausência deste material em algumas regiões, gerando custos para transportá-lo até seu local de aplicação, o que acaba inviabilizando seu uso. Devido a isto, o emprego do melhoramento de solo, através da alteração de suas propriedades geotécnicas, é considerado uma opção cada vez mais atrativa, pois apresenta eficiência em seu desempenho, viabilidade econômica e ambientalmente favorável. Considerando esses aspectos, muitas vezes, torna-se necessário o melhoramento de solo para que se possa utilizar solos predominantes nas regiões de sua aplicação, sem gerar custos desnecessários com transportes. A estabilização de um solo é considerada a modificação de suas características a fim de se obter propriedades de longa duração e, se caracteriza pelo aumento de sua resistência à deformação e ao deslocamento quando sujeitos a forças de cargas aplicadas. Desta forma, a técnica de melhoramento de solo com adição de cimento Portland apresenta-se como uma boa alternativa por aumentar sua resistência mecânica e viabilizar seu uso em obras viárias. A presente pesquisa abordará o melhoramento de solo através de adição de cimento Portland para que seja eficaz sua aplicação em obras viárias, assim como a verificação de seu ganho de resistência à tração. Neste contexto, o presente trabalho busca aprimorar o conhecimento sobre melhoramento de solos através de adição de cimento Portland, assim como verificar, através de ensaio de determinação de resistência à tração indireta, se esta técnica resulta em um aumento de resistência mecânica. Como principais resultados apresentam-se o aumento de resistência mecânica, durabilidade, maior desempenho e viabilidade da implantação da técnica em obras viárias. A metodologia utilizada caracteriza-se como pesquisa experimental, pois visa através de ensaios experimentais, realizar o melhoramento de solo, e assim determinar sua resistência à tração, e também como pesquisa bibliográfica, apresentando e relacionando definições e descrições de propriedades e características imprescindíveis para o desenvolvimento deste trabalho. Em virtude da grande busca de se encontrar resistências satisfatórias em solos considerados geotecnicamente fracos, através de soluções economicamente viáveis, conclui-se que a estabilização de solos através da adição de materiais cimentantes apresenta-se como uma boa alternativa, conduzindo estruturas de pavimentações viárias com bom desempenho, durabilidade e baixo custo.


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