CONTRIBUIÇÕES DO BENCHMARKING NA MELHORIA DE PRODUTOS E APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO

ANDRE LUIZ EMMEL SILVA, DEISE KICH, LEONARDO MORAES AGUIAR LIMA DOS SANTOS, LUCAS VINICIUS REIS, MATHEUS ANDRE MALLMANN, RICARDO EIDELWEIN

Resumo


Introdução: A alta competitividade do mercado atual tem obrigado as organizações a manterem-se atentas as melhores práticas de mercado, monitorando as variações do mercado e as ações dos seus concorrentes. Para isso, uma das ferramentas mais utilizadas é o benchmarking, sendo fundamental sua utilização para analisar e identificar melhorias de desempenho em várias frentes (AMARAL, et al., 2011). É possível, através do benchmarking, identificar práticas organizacionais que proporcionem um alto desempenho, convergindo esforços em que serão conquistados os melhores resultados para a empresa. Visto que se trata de uma prática destinada à procura sistemática das melhores referências em processos, serviços e produtos para comparação entre as organizações (PURCIDONIO, 2008). Objetivo: Este trabalho teve como principal objetivo estudar a utilização da ferramenta benchmarking dentro de uma empresa produtora de implementos rodoviários, verificando de que forma o benchmarking contribui com os diversos setores da organização. Metodologia: Esse trabalho foi desenvolvido na forma de um estudo de caso, sendo que primeiramente, realizou se uma pesquisa bibliográfica para o maior entendimento do conceito de benchmarking, implementos rodoviários e do cenário nacional dos fabricantes de implementos rodoviários. Para o levantamento de informações, foram realizadas entrevistas com os encarregados de produção, projetistas e com os gerentes-proprietários da empresa, sendo que a partir destes dados realizou-se o estudo. Resultados: Com a realização do trabalho foi possível identificar que o benchmarking é utilizado na empresa, objetivando a melhora de seus produtos, buscando sempre melhoria e aperfeiçoamento contínuo, sendo que a ferramenta é a principal responsável pelo desenvolvimento de novos produtos. Em razão desta prática, a empresa triplicou sua gama de produtos, que passou de três modelos produzidos, para nove disponíveis aos clientes. A direção da empresa estima que ao ano, em média, dez melhorias significativas nos seus produtos são impulsionadas com o uso do benchmarking, além de inúmeros detalhes de acabamentos. Conclusão: Com base no estudo de caso, constatou-se que o benchmarking é uma solução eficiente a ser adotada por uma empresa na busca por excelência. Funciona como uma ferramenta de melhoria contínua, fazendo com que a empresa mantenha-se aprimorando seus produtos e processos, para atender seu cliente da melhor forma possível e adequando-se ao mercado que está cada dia mais competitivo.


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